27 de abril de 2012 às 10h58min - Por Mário Flávio

No auditório da FUNASA em Garanhuns, foi realizada uma oficina sobre o Programa da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Assistência na Atenção Básica (PMAQ), na última quarta-feira (25). A realização foi da V Gerência Regional de Saúde, da Secretaria de Saúde de Pernambuco (V GERES) e Ministério da Saúde. Estiveram presentes representantes dos 21 municípios que fazem parte da regional. 

A oficina contou com a palestrante Dra. Angelina Sá, especialista em Saúde Coletiva pela Aggeu Magalhães – FIOCRUZ. A representante do Ministério da Saúde relatou que o PMAQ ainda está em fase de desenvolvimento, e que este programa surgiu em 2011, através da portaria 1654. O MS também oferta o AMAQ, instrumento de avaliação da gestão e das equipes de saúde, para que os municípios possam, baseados nos princípios e diretrizes da Atenção Básica, possam lançar estratégias para melhoria das ações. 

Na oficina, os representantes dos municípios da regional tiveram a oportunidade de discutir sobre o processo e tirar dúvidas quanto à avaliação externa. A perspectiva é que os encontros tenham continuidade, implementando o sistema de avaliação e o programa de qualidade, e que no futuro próximo, tenhamos dados estatísticos sobre a melhoria do serviço oferecido na área de saúde, acompanhado inclusive pelo próprio Ministério da Saúde.

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro