19 de janeiro de 2012 às 18h45min - Por Mário Flávio

Um internauta enviou nesta manhã uma notícia denunciando que a Secretaria de Educação de Caruaru estaria transferindo alunos de escolas da zona urbana para unidades da zona rural de forma inadequada. Segundo Erivaldo Marques, alunos estariam sendo transferidos da escola Major Sinval, que ele apontou como da zona urbana, nas imediações da Vila do Aeroporto Oscar Laranjeiras, para a escola Cacilda Santos, no povoado de Lagoa de Pedra, o que dificultaria o deslocamento dos estudantes, citando também, que a escola para a qual os alunos estariam indo teria condições físicas adequadas.

“(…)Fato que está deixando todos preocupados,afinal para poder chegar na nova escola,os alunos vão ter que enfrentar uma rotina cansativa, pois mesmo com o uso de transportes, a escola Cacilda Santos fica a mais de 30 minutos de distancia da localidade anterior, sem falar que para chegar ao novo destino escolar, os alunos vão ter que enfrentar uma longa estrada de terra e que além da falta de segurança, a presença de animais na pista é permanente, aumentando assim o risco de acidentes”, cita Erivaldo.

Leia o artigo original aqui: Alunos são transferidos da zona urbana par a zona rural – por Erivaldo Marques

O porém, explicado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Educação, é que essas transferências realmente estão acontecendo, mas as duas escolas pertencem à zona rural de Caruaru. De acordo com a secretaria, a situação foi decidida em uma reunião realizada em dezembro com pais e secretaria de educação. Na oportunidade poucos estiveram presentes, prevalecendo portanto a decisão dos que estavam.

Pelo que ficou acertado nesse acordo, cerca de 50 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Major Dr. Sinval (localizada no Sítio Cajá de Medeiros – 1º distrito) serão transferidos para a Escola Municipal Profª Cacilda Santos. A distância entre as duas unidades é de 4km e a secretaria informou  que disponibilizará transporte para os alunos transferidos. Após a transferência a Escola Municipal Major Dr. Sinval contará com cerca de 200 alunos.

Além disso, a Secretaria de Educação também informou que o número de alunos atual da Escola Municipal Profª Cacilda Santos gira em torno de 20, sendo que esse número aumenta entre fevereiro e março, quando os país da zona rural procuram mais as escolas. Ainda de acordo com pasta, a escola possui uma boa infraestrutura e capacidade para atender aos alunos que serão transferidos, por isso o procedimento de transferência.

Frente da escola Cacilda Santos, na zona rural, para onde estudantes estão sendo transferidos

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro