Revista aponta Caruaru como uma das cidades que mais investiram em saúde no Nordeste

Mário Flávio - 19.01.2012 às 17:59h

A sétima edição do anuário Multi Cidades apontou Caruaru entre as cidades que mais investe em saúde no Nordeste do Brasil. Em 2010, Caruaru teve taxa de crescimento de 19,1%, acima da média nordestina, e ficou a frente de importantes capitais como São Luís (15,0%), Recife (12,4%) e João Pessoa (12,2%). Apenas perdeu para Parnaíba no Piauí com 50,5% e Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco com 24, 8%.

O levantamento mostrou que Caruaru investiu em 2010 mais de 80 milhões de reais na saúde municipal. Desse montante, 41 milhões foram verbas da receita do SUS e o restante, recursos do próprio município. Nesse mesmo período, a Saúde realizou 426 mil atendimentos na Atenção Especializada e 135 mil consultas médicas na Atenção Básica. Isso significa 51 mil atendimentos médicos por mês. A pesquisa também revelou que nos últimos 5 anos, o período que se menos investiu na saúde de Caruaru foram em 2006 com 57. 584,1 milhões e 2007 com 57.856,2 milhões.

As expectativas são que nos próximos levantamentos de 2011 e 2012 a taxa de crescimento na saúde aumente ainda mais pelo fato da implantação da UPA Municipal, as reaberturas da Casa de Saúde Bom Jesus e Hospital Jesus Nazareno, através do Pacto pela Saúde, além do Centro de Saúde da Boa Vista I. “A construção do Hospital Mestre Vitalino também será uma âncora de investimento na saúde municipal que está custando 74 milhões de reais”, enfatiza a Secretária de Saúde, Aparecida Souza.