26 de setembro de 2013 às 10h55min - Por Mário Flávio

Gravatá sedia até sexta-feira (27) a 3ª Conferência Estadual de Cultura que acontece nas dependências do Hotel Portal debatendo o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. O secretário de Turismo de Gravatá Fernando Resende, foi o anfitrião do encontro, e em seu discurso para mais de 5 pessoas, destacou o sistema de Cultura do Estado, reivindicando ampliação e interiorização nas cotas de participação dos municípios nas Políticas Públicas voltadas para a Cultura.

“Queremos que os municípios do interior tenham a mesma oportunidade de competir com os recursos da Cultura no Recife e Região Metropolitana”, enfatizou.

A 3ª Conferência Estadual de Cultura contou com presença de delegados de todas as regiões do Estado, que pautam debates até sexta-feira, dia da eleição dos 50 candidatos que representarão as propostas da Cultura na Conferência Nacional de Cultura, em Novembro, em Brasília. Quem também se pronunciou na abertura solene da Conferência foi Secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte, que destacou a importância das discussões das políticas estratégicas para o fortalecimento da cultura. “Estamos aqui para debater as propostas no âmbito da cultura, e se aprovado, seja cobrado a prioridade das ações propostas. Que não tenham medo de fazer valer os seus direitos”.

Outra a discursar foi a deputada Estadual Tereza Leitão (PT), representando a Assembléia Legislativa, que questionou o motivo do Estado de Pernambuco ainda não ter aderido ao Sistema Nacional de Cultura. Além de defender a Construção de uma Política nacional de Cultura para o Estado. Na ocasião da abertura entre as autoridades que compuseram a mesa, estiveram presentes, representando a Comissão Organizadora: Fernando Augusto, secretário de Turismo de Gravatá, Fernando Resende; a deputada Estadual Tereza Leitão, o deputado federal Paulo Rubem Santiago; Isaar França, do Conselho Estadual de Cultura; o presidente da FUNDARPE Severino Pessoa; e Américo Córdula do Ministério da Cultura.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro