1 de dezembro de 2013 às 22h15min - Por Mário Flávio

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) acaba de divulgar os gabaritos de seu Vestibular Unificado 2014. A prova também está disponível para download. O material pode ser acessado através do site da CVEST (http://cvest.ifpe.edu.br). Os candidatos que não concordarem com as respostas deverão apresentar recurso até as 17h da segunda-feira (2), no Campus ou Polo no qual concorre à vaga.

As provas foram realizadas durante o turno da manhã, com início às 9h, horário local, em 72 escolas espalhadas pelo Estado, nas cidades em que o Instituto possui campus ou polos. Os candidatos aos cursos superiores, tiveram que optar entre dois temas propostos de redação. O primeiro “Espionagem virtual: questão de segurança nacional ou invasão de privacidade?” ou o segundo “Médicos estrangeiros: uma solução para a saúde pública brasileira?”.

Ao todo, 5.838 candidatos não compareceram aos locais de prova, o que representa 17,14% do total de 34.058 inscritos. O índice caiu em relação ao ano passado, quando o índice de abstenção fechou em 22,28% . Nesta seleção, foram oferecidas 6.029 vagas, das quais 5.083 são para cursos técnicos e 946 para cursos superiores.

Neste ano, o curso técnico de Edificações, na modalidade Integrado ao Ensino Médio, é o mais concorrido no Vestibular, com 33,53 candidatos por vaga. Na sequência da mesma modalidade, estão Segurança do Trabalho (31,50) e Química (22,63). Os três são oferecidos no Campus Recife. Na modalidade Subsequente, Segurança do Trabalho ocupa os dois primeiros lugares. O mais concorrido é oferecido no Campus Caruaru (20,90) e o segundo no Campus Recife (20,68), onde também é ministrado o terceiro mais procurado, Edificações (20,43).

Entre os cursos superiores, o de Design Gráfico lidera a lista de concorrência com 23,70 candidatos por vaga, seguido por Gestão Ambiental (22,68) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (20,75) – estes também no Campus Recife.

As vagas ofertadas no Vestibular 2014 do IFPE são distribuídas pelos campi da instituição localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, e ainda em nove polos de Educação a Distância (EaD). Metade delas é oferecida através do sistema de cotas.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro