19 de abril de 2013 às 07h55min - Por Mário Flávio

20130419-012051.jpg

Nunca um requerimento rendeu tanta polêmica nos últimos anos na Câmara de Caruaru. Das centenas pedindo calçamento, saneamento ou iluminação apresentados em 2013, o requerimento do vereador Jajá (PPS), pedindo a inclusão de uma data dedicada aos gays no São João de Caruaru foi o foco da sessão da noite passada na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A pedido do líder do governo na Câmara, Dr. Demostenes (PSD), o requerimento foi votado em separado e nominalmente.

Por 12 votos contra, cinco a favor e uma abstenção o requerimento foi rejeitado na Casa e só poderá ser reapresentado no ano que vem. A cada voto uma justificativa e algumas que mostram que a Casa ainda tem um perfil conservador. “Não tenho nada contra a classe” ou “Tenho amigos gays”, essas foram as frases mais usadas pela maioria dos edis na hora de justificar o voto, o que na opinião dos gays que estavam nas galerias, só mostra que o preconceito é latente nas falas de alguns vereadores.

Ao fim da votação uma situação inusitada ocorreu na Câmara. O vereador Jajá pediu a votação antecipada de um requerimento que será apresentado na próxima terça-feira. Esse trata da criação de um Polo da Diversidade no São João e como ele tem uma reunião nesta sexta-feira com o prefeito Zé Queiroz, queria antecipar o resultado dessa votação. O presidente da Casa deixou a decisão para o plenário e houve a votação para saber se o documento poderia ser votado. E mais uma vez, voto a voto, os edis justificaram a decisão. Jajá perdeu de novo e mostrando que exerce total influência junto a bancada governista, o Dr. Demóstenes disse que a antecipação da votação, mesmo com a soberania do plenário, feria o Regimento Interno.

Quase toda a bancada governista seguiu o discurso e “em nome do regimento”, não votaram o requerimento. O curioso é que a maioria que votou contra a criação do dia para os gays no Parque de Eventos, antecipou o voto e quer a criação do Polo da Diversidade.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro