29 de maio de 2012 às 08h15min - Por Mário Flávio

A reforma deixou a casa com ares de modernidade

Depois de mais de seis meses de portas fechadas, por conta do processo de revitalização do prédio, a Diretoria da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL) promoverá nesta terça-feira, a partir das 19h, solenidade festiva de reinauguração de sua Sede.

A reforma da Acaccil foi fruto de uma parceria entre a entidade e várias órgãos proposta pelo presidente da Câmara, vereador Lícius Cavalcanti (PCdoB). Desde que assumiu a Casa que o comunista se incomodava com o estado de abandono do local e numa parceria inédita conseguiu a reforma da fachada e dependências internas do histórico prédio, localizado vizinho à Câmara.

Além de disponibilizar recursos próprios, Lícius contou com apoio de algumas instituições da cidade, como as rádios Liberdade, Cultura e Jornal, além da faculdade ASCES. O projeto e planejamento teve apoio também da estudante de arquitetura, Salete Barros, que planejou tudo para dar uma nova “cara” a Academia. “Um patrimônio como este tão importante para Caruaru deve sempre estar em boas condições, até porque faz parte da história da cidade, que deve sempre manter bons estados de conservação”, afirmou Lícius.

A fachada apresenta novas cores, que segundo Salete Barros, valorizaram o ambiente e deram nova “vida” para o espaço. Hoje também serão comemorados os 30 anos da Academia, com a posse da nova Diretoria, bem como será assinado convênio entre a Entidade e a Faculdade Asces. O convênio refere-se à instalação do Projeto Espaço Cultural Asces: Quintal da Academia, um novo equipamento de cultura e lazer em que a comunidade terá acesso a programações gratuitas e sob o comando da Faculdade Asces.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro