23 de abril de 2012 às 09h49min - Por Mário Flávio

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através das Secretarias de Saúde e Educação, lançará, na próxima quinta-feira (26), às 10h, no hall de eventos da Prefeitura, o Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa tem como objetivo integrar saúde e educação dentro de uma perspectiva de promoção à saúde e prevenção de doenças. Serão beneficiadas as 14 escolas do município que estão cadastradas no Programa Mais Educação.

O Programa possibilitará uma triagem e a sensibilização dos adolescentes a partir do desenvolvimento de três componentes de ação: a avaliação clínica, atividades educativas sobre diversos temas relacionados à saúde do adolescente e à formação dos professores em saúde. “Um dos primeiros requisitos para aprender é ter corpo e mente saudáveis. Se o estudante não tiver um impedimento físico que prejudique o seu aprendizado, ele terá mais sucesso nas suas atividades”, avaliou a técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Rosângela Castro.

Reiterando a pedagoga, a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, explicou que os adolescentes, especialmente os garotos, não costumam procurar as unidades de saúde e a intenção do projeto é conscientizar os estudantes sobre a importância do cuidado com a saúde, proporcionando relações saudáveis de aprendizado. “Através do Programa, vamos vincular o aluno e a escola à Unidade Básica de Saúde ou à unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado, de modo a ampliar o acesso desse usuário ao serviço”, declarou.

As ações do programa serão iniciadas ainda neste mês com a formação dos professores em temas definidos como prioritários pela equipe de coordenação. Em uma série de oficinas pedagógicas, os professores discutirão questões como a prevenção ao uso de drogas, alimentação saudável e sexualidade.

Texto: Eneida Trindade


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro