23 de abril de 2012 às 09h31min - Por Mário Flávio

Texto: Jorge Luiz

Entre os dias 23 e 27 de abril, a Secretaria de Saúde de Caruaru promove a 1° Semana de Promoção à Saúde Bucal. Os serviços serão realizados nas escolas municipais da cidade e Zona Rural. Entre os principais objetivos da ação, estão: minimizar o acúmulo de placa bacteriana, responsável pela doença periodontal; ressaltar a importância da manutenção do elemento dentário; diminuir o índice de crianças, de até 12 anos, com cárie.

Na ocasião serão realizadas palestras sobre a importância da escovação, da prevenção de doenças bucais e sobre o que é cárie. Além da escovação supervisionada, entrega de escovas e aplicação de flúor. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal da Atenção Básica Ellen Tabosa, o acompanhamento é determinante. “A escovação dental supervisionada é um dos indicadores de Saúde Bucal preconizados pelo Ministério da Saúde e visa à prevenção de doenças bucais, mais especificamente a cárie dentária e doença periodontal (gengiva)”, comenta.

Os serviços serão realizados por pouco mais de 70 dentistas das ESF’s – Estratégia de Saúde da Família, dos PSF’s – Posto de Saúde da Família, mais próximos às escolas. A estimativa é que, até o final desse ano, 15 mil pessoas sejam atendidas. Além de estudantes, hipertensos, diabéticos, gestantes, também serão beneficiados.

A coordenadora lembra a importância da escovação correta e atenta para os riscos que a ação inadequada pode levar à saúde. “A falta de escovação e uma dieta rica em açúcar levam o paciente a ter, de uma simples cárie, passando por doença de gengiva, até uma patologia mais grave, podendo causar doença no coração e levar a pessoa a óbito, daí a necessidade de se saber escovar os dentes”, enfatiza.

Ellen aproveita a oportunidade para lembrar que orientação é uma constante nos PSF’s. “A ação de escovação dental supervisionada faz parte da rotina dos Postos de Saúde da Família. Mas a campanha vem para reforçar a importância da visita ao dentista, de uma escovação bem feita. Nosso intuito é orientar e, assim, diminuir os problemas de saúde, pondera.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro