23 de abril de 2012 às 10h34min - Por Mário Flávio

 

Até o próximo dia 25 (quarta-feira), a Favip (Faculdade do Vale do Ipojuca, em Caruaru) realiza o Plantão Fiscal. É o terceiro ano em que a instituição oferece à comunidade a oportunidade de tirar suas dúvidas quanto a Declaração de Ajuste Anual do Imposto Sobre a Renda.

De acordo com Maria Vanessa, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Favip, as consultas são gratuitas e acontecem, das 15h às 17h, no Laboratório de Práticas Contábeis da faculdade, que fica na Avenida Adjair da Silva Case, 800, bairro Indianápolis, em Caruaru. “Fazemos questão de dar a nossa contribuição à comunidade, principalmente pelo fato de que muitos contribuintes obrigados a declararem o imposto, não possuem conhecimento suficiente sobre o que devem declarar ou mesmo sobre o manuseio do programa gerador de tal declaração.” – explica Vanessa.

LEÃO – Ainda de acordo com a coordenadora, normalmente as dúvidas são referentes a quem deve declarar, além de questões sobre restituições e retificações. “Mesmo quem não tem dúvidas quanto a estas questões, é importante ficar atento, pois a declaração deste ano traz novidades como a atualização do valor mínimo do rendimento tributável e do limite das deduções e também sobre o fato de que serão aceitas para dedução, doações feitas entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2012 enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Outro dado novo importante é que a pessoa física com renda superior a R$ 10 milhões terá de usar um certificado digital para a apresentação da declaração.”- avisa.

Em 2012, o prazo para a entrega da declaração termina em 30 de abril e o envio pode ser feito até 23h59min59s deste dia. Este ano a Receita Federal espera receber cerca de 25 milhões de documentos.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro