8 de fevereiro de 2013 às 13h25min - Por Mário Flávio

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), recebeu em seu gabinete, na quinta-feira (07), a equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, representada por Verônica Ribeiro, Gerente Geral dos Segmentos Econômicos. Em pauta, a perspectiva de renovação do convênio do Projeto Recicla Pernambuco. Ainda em 2011 o Garanhuns havia aderido ao projeto, que tem como objetivo principal gerar postos de trabalho e renda a partir do lixo.

“Este é um projeto estratégico, temos a cidade de Garanhuns como Município pioneiro na adesão, sendo patrocinado pela Petroquímica Suape e desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP, temos também a Associação Nova Vida de catadores de material reaproveitável de Garanhuns – ASNOVI, além disso, Garanhuns se apresenta como um polo de desenvolvimento de uma economia criativa em diferentes setores”, justificou

A ideia de renovação do Convênio foi bem recebida por Izaías que afirmou que o município apoiará integralmente a renovação do Projeto. O secretário de Desenvolvimento Econômico Municipal, Geandré Nogueira, frisou que o Recicla Pernambuco significa uma nova estrutura para os catadores e demais profissionais envolvidos. “A partir de agora iremos ampliar e melhorar a coleta seletiva na nossa cidade, tendo sempre a visão do foco econômico para que a coleta seletiva gere emprego e renda. Queremos transformar a estrutura do galpão que recebe os materiais numa usina de compostagem, ou seja, ela será dotada de equipamentos necessários para uma coleta mais aperfeiçoada de todos os resíduos, transformando-os em uma nova matéria prima”, justificou.

Além dos benefícios voltados aos associados da ASNOVI, a população em geral deverá ser favorecida, segundo a prefeitura, com o retorno da coletiva seletiva, a qual contribuirá com a limpeza urbana, além da oportunidade de promover ações de fortalecimento das comunidades locais que sobrevivem da coleta de lixo.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro