8 de fevereiro de 2013 às 11h55min - Por Mário Flávio

V GERES - Dra. Ricarda

Desde o início da semana a Gerência Regional de Saúde de Garanhuns (V GERES) tem nova gestora, substituindo Dr. Elenílson Liberato, que assumiu a Coordenação de Estudo e Pesquisa do Hospital Regional Dom Moura. Dra. Ricarda Samara é sanitarista com especialização em Saúde da Família, além de cursar Auditoria em Gestão de Saúde. Natural de Juazeiro-CE, foi adolescente estudar na capital pernambucana. Foi Secretária da pasta de Saúde de Camaragibe durante oito anos, até o final da gestão que se encerrou em dezembro e havia retornado às suas atividades médicas, contudo, aceitou o convite do Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira.

A nova gestora passou a semana conhecendo a estrutura da regional e os departamentos, fazendo reuniões com as equipes e participando de debates, como o da Rádio FM Sete Colinas, nessa quinta-feira (07). Deve haver novo processo seletivo para gestor da V GERES, mas ainda sem data definida. Além disso, há outros desafios, como a instalação do SAMU nos municípios da região, o acompanhamento da instalação da UPA-E, a criação de um novo Comitê de Urgência e Emergência Regional, fazer funcionar o recém criado Comitê de Combate à Dengue e dar seguimento ao já instalado Comitê de Prevenção a Acidentes de Moto. Somando a isto, têm os investimentos no Hospital Regional Dom Moura, que está sendo preparado para servir de residência e de modelo, sendo utilizado inclusive pelos estudantes do curso de medicina.

Segundo a nova gestora, é necessário investir na qualidade do atendimento oferecido a cada comunidade. “Precisamos nos preocupar sempre com os serviços do cotidiano. As pessoas gostam da novidade, mas os serviços precisam ser oferecidos com qualidade sempre, todos os dias. O Governo do Estado tem investido amplamente na saúde desta regional, vários investimentos estão sendo feitos neste momento, e precisamos estar preparados para a manutenção destes serviços. Para isto, espero contar com todos que fazem a V GERES, gestores municipais e suas secretarias de saúde, além da comunidade em geral, razão de todos estes investimentos”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro