17 de agosto de 2013 às 15h25min - Por Mário Flávio

20130817-143809.jpg

O Prefeito de Bezerros, Branquinho (PSB) reuniu gestores de mais sete município vizinhos para discutir o problema do lixão das cidades e conhecer algumas propostas para uma resolução. Estiveram presentes os Prefeitos de Cumaru, Salgadinho, Riacho das Almas, Camocim de São Felix, São Joaquim do Monte, Barra de Guabiraba e Bonito, além da representantes da empresa Nacional Gás que apresentou uma possível solução para o destino do lixo.

Branquinho afirmou que o interesse no encontro é resolver um problema antigo que preocupa a população desses municípios. “Aqui temos representantes de mais de 250 mil pessoas, queremos resolver logo da maneira mais viável”, disse. Somente Bezerros, despeja cerca de 70 toneladas de resíduos sólidos por dia, somando todas as cidades do encontro, esse número pode chegar a 300 toneladas.

A proposta da empresa consiste em uma usina de energia onde se aproveita todo material do lixo, restando apenas 5% de resíduos.A energia gerada pode ser aproveitada pelo município ou vendida para obtenção de lucro. O sistema possibilita também aproveitar a mão de obra local, envolvendo as pessoas que hoje dependem do lixo para sobreviver.

Os Prefeitos analisaram questões como custo benefício, transporte e uso da energia gerada. Eles afirmaram que será feito um estudo para analisar a proposta e a possível implantação.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro