24 de janeiro de 2021 às 15h53min - Por Mário Flávio

Pernambuco recebeu, na noite deste sábado (23), dez pacientes com a covid-19 provenientes do Amazonas, que vive uma situação crítica com hospitais lotados e escassez de oxigênio.

Os pacientes chegaram ao Recife em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, na Zona Sul da capital, por volta das 22h.

No local, equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192) e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco(HC) fizeram a triagem dos pacientes para posterior remoção para o HC e para o Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (antigo Alfa).

Ao todo, 20 ambulâncias foram deslocadas para ajudar na operação, sendo 4 do Samu (2 básicas e 2 avançadas, equipadas como uma UTI), 1 avançada do HC e 15 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sendo 8 básicas e 7 equipadas como UTI.

A informação inicial era de que os pacientes precisariam, apenas, de leitos de enfermaria e, com isso, seriam referenciados para o Hospital das Clínicas, que possui gestão federal. Contudo, após a triagem feita pelos médicos do HC e do Samu-192, ficou constatado que seis precisariam ser internados em leitos de UTI. Assim, quatro foram para leitos de enfermaria e um de UTI no HC.

Como o HC não tinha condições estruturais para acolher os outros pacientes graves, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, cinco, duas mulheres e três homens, foram encaminhados para leitos de UTI no Hospital de Referência estadual (antigo Alfa), que é a maior unidade para Covid da rede estadual de saúde.

Para a transferência, além do Samu-192 e das ambulâncias da Secretaria de Saúde, foi feita escolta com motos do Samu, da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Batalhão de Trânsito (BPTran), além de carros do BPTran.

Os pacientes e as equipes de saúde que os atenderam serão monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde do Recife e do Governo do Estado. Todos farão coleta de swab para posterior sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro