16 de janeiro de 2012 às 17h47min - Por Mário Flávio

Pernambuco e outros cinco estados estariam cogitados entre as opções da BMW

Pernambuco está atraindo a atenção de montadores de automóveis. Deve ser por isso que está entre as cogitadas para  receber uma fábrica da BMW. O executivo-chefe da montadora alemã BMW, Norbert Reithofer, disse que a companhia está perto de uma decisão final sobre a localização da nova fábrica que pretende construir no Brasil. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia se “candidataram” a receber a montadora.

Outro Estado que corre por fora é o Amazonas, já que a Zona Franca de Manaus abriga a fábrica de motos que a BMW mantém em conjunto com a Dafra. Para a BMW, a vantagem de terminar a construção dos carros no Brasil é a possibilidade de exportá-los sem imposto para países membros do Mercosul e para o México, que tem acordo de isenção.

A fábrica da BMW deverá operar no esquema SKD (semi knocked-down), em que os automóveis chegam ao país parcialmente montados. A linha fica responsável, portanto, pelo processo final de fabricação. Quanto aos modelos a serem montados na nova linha, nenhuma palavra da BMW. O mais provável, no entanto, é que sejam carros “de entrada”, como o SUV X1.

Fonte: Garagem Motor


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro