30 de junho de 2012 às 22h02min - Por Mário Flávio

Miriam ganhou destaque como presença feminina na política local e estadual

Deputada estadual mais votada da história de Pernambuco,  a caruaruense Miriam de Miranda Lacerda Rodrigues da Silva é nutricionista e iniciou sua trajetória política no primeiro mandato do prefeito Tony Gel (200l-2004), em Caruaru. Sua atuação na vida pública foi marcada principalmente por ações na área social, principalmente à frente dos cargos que exerceu na prefeitura de Caruaru.

Exercendo trabalhos voluntários em comunidades de Caruaru, Miriam Lacerda criou a Central de Solidariedade  no município e campanhas para o Dia das Crianças e Natal. Na segunda gestão do prefeito Tony Gel (2005-2008), assumiu a Secretaria de Governo, criando o programa “Prefeitura Junto de Você”, além de ter sido coordenadora do comitê gestor que administrou vários eventos, entre eles o São João de Caruaru. Em 2005, os festejos juninos alcançaram o recorde de 97% de aprovação popular – o maior da história até aqui.

Em seguida, Miriam Lacerda deixou a prefeitura, de onde saiu para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, atendendo a uma solicitação do povo de Caruaru. Foi eleita com 67.830 votos, tornando-se a mulher mais bem votada em toda a história do Poder Legislativo Estadual.

Como representante do Agreste na Alepe, Miriam Lacerda reivindicou programas e projetos que pudessem produzir um impacto favorável na melhoria da qualidade de vida na região. Logo no primeiro biênio, assumiu a vice-liderança da oposição na Assembleia e, no segundo biênio, a liderança do partido Democratas naquela Casa. Sua dedicação e compromisso fizeram ainda com que fosse eleita presidente do Movimento Mulher Democratas em Pernambuco, tendo integrado outras Comissões.

É da deputada Miriam Lacerda o apelo feito ao governador Eduardo Campos para transformar Caruaru na sede da 2ª Região Metropolitana de Pernambuco, logo que assumiu seu mandato na Assembleia, com o argumento de que o município é o mais importante polo econômico do Agreste.

A legalização da profissão de parteira tradicional  faz parte do conjunto de ações encampadas pela deputada que também solicitou ao Governo do Estado a implantação do Núcleo de Defensoria Pública Especializada em Defesa da Mulher em Situação de Violência e o Centro de Referência para as Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Social, além de uma política de preservação ambiental educacional no Estado, entre outras iniciativas – todas apresentadas periodicamente à imprensa, através de relatórios.

Filha de Josefa e Luiz Lacerda, Miriam Lacerda é casada com o deputado estadual Tony Gel e tem três filhos e uma neta. Em 2010, abriu mão de sua reeleição para mais um mandato na Assembleia Legislativa, atendendo à solicitação de seu grupo político para encabeçar a vice na chapa de Jarbas Vasconcelos na disputa pelo Governo de Pernambuco. Agora, Miriam Lacerda volta a disputar mais um cargo público, desta vez a prefeitura de Caruaru,  pretendendo administrar os rumos da principal cidade do Interior pernambucano.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro