12 de abril de 2013 às 06h55min - Por Mário Flávio

20130412-015203.jpg

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Palmares, realizou a 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável. Diversos temas foram debatidos, como Agricultura Familiar e seus desafios com foco na Reforma Agrária, Associativismo/Cooperativismo, tão importante para o desenvolvimento da agricultura da região.

O encontro contou com a presença de várias entidades, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA; Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – PRORURAL; Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO, além da Comissão Pastoral da Terra, Fórum de Economia Solidária e CEAS Rural. O Prefeito de Palmares, João Bezerra (PSB) participou do evento, e salientou a importância do encontro. Ele mencionou culturas de subsistências como formas de desenvolvimento econômico que são realizados a partir da agricultura local, como o Forum de Economia Solidária e a Agricultura Familiar.

Ele também falou sobre o processo da monocultura, que em diversos momentos, fez parte da movimentação econômica do município, mas que hoje é algo que não é rentável. “Durante muitos anos predominou em nossa região a cultura da cana-de-açúcar. Entretanto, essa forma de cultivo não é mais algo atrativo. Precisamos buscar soluções para fazer com que a agricultura local volte a crescer”. Afirmou João.

João Bezerra finalizou a participação na Conferência falando que existe o projeto de criação de uma futura Central de Abastecimento de Palmares – CEAPA, onde os agricultores poderão comercializar seus produtos internamente, sem precisar se locomover para Caruaru ou Recife.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco de Assis Alves, falou sobre melhora das políticas públicas de agricultura no município, buscando alternativas viáveis para solucionar os problemas dos agricultores de Palmares. Durante a Conferência, Francisco de Assis Alves, anunciou que na próxima quinta-feira (18) será realizada uma chamada pública, onde o Governo Municipal irá comprar diversos produtos da Agricultura Familiar de Palmares. No evento, o PRORURAL fez a doação de uma carreta ao município, que irá buscar os alimentos nas áreas rurais de Palmares para facilitar a comercialização de quem não tem transporte.

Um dos palestrantes da Conferência, o Superintendente regional do INCRA, Luiz Haroldo ressaltou a importância de Palmares no cenário da Mata Sul, e diz que a agricultura é uma peça de grande utilidade para o desenvolvimento da cidade e região.

Após as palestras foram realizadas oficinas de reforma agrária, agricultura familiar, entre outros. Ao término do evento, foram definidos os delegados de Palmares na Conferência estadual, onde foram escolhidos 10 representantes, sendo eles, 6 agricultores, 2 do poder público municipal e 2 da sociedade civil.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro