17 de setembro de 2013 às 15h02min - Por Mário Flávio

Um dos temas mais acertados ao longo das edições da Parada da Diversidade de Pernambuco, “Felicidade é Coisa Séria” chama atenção pela leveza e firmeza, paradoxal e complementar. Em tempos de aprofundamento do capitalismo, do individualismo, da agilidade e da indiferença, a Parada da Diversidade de Pernambuco com sua proposta alegre convocou a todos e todas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais para lutar contra o peso da homofobia, do machismo e racismo.

Diferente de outras paradas Brasil afora, todas válidas e necessárias, a Parada de Pernambuco se destaca por apresentar um evento que extrapola seu público-alvo, afinal, “diversidade” supõe pluralidade de corpos, sujeitos e identidades, fortalecendo a luta política do Movimento LGBT que é, para além de outras agendas, a de integrar-se socialmente, mediado pelo respeito e princípios democráticos (igualdade, liberdade, fraternidade).

A energia militante presente nas Paradas do Orgulho LGBT, reoxigena a luta e o combate às desigualdades face à orientação sexual e identidade de gênero das pessoas. Nela, heterossexuais também são convidados/as a lutar unidos por uma causa que expande seus limites para além da diversidade sexual: o reconhecimento da diversidade e da pluralidade humanas.

Seu caráter subversivo e festivo questiona e rompe normas e imposições solidamente cristalizadas na sociedade que constroem e determinam identidades, comportamentos, jeitos e corpos, promovendo cidadania, direitos, dignidade e a mais singela das reivindicações do Movimento LGBT: felicidade.

Por tudo isso, a Assessoria Municipal de Políticas LGBT da Prefeitura de Caruaru, compreendendo a Parada da Diversidade de Pernambuco como um profícuo espaço de exercício da cidadania, disponibilizou transporte com 48 lugares para incentivar e apoiar a presença de munícipes caruaruenses no manifesto estadual.

Congratulamos o Fórum LGBT de Pernambuco, os parceiros envolvidos na organização (governos, grupos, etc.) e demais participantes, que celebraram no último domingo a felicidade como direito humano.

*Cleyton Feitosa é Assessor Municipal de Políticas LGBT da Prefeitura de Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro