8 de janeiro de 2013 às 10h55min - Por Mário Flávio

Coluna publicada no Jornal Vanguarda

Fazer planos para o futuro é objetivo de todos nós. Alguns sonham com coisas quase impossíveis, outros sonham com coisas simples que fazem toda a diferença em suas vidas. Na dança da vida, os sonhos são ‘‘deuses” reinventados todos os dias para que não morram as ilusões e os desejos de cada sonhador.

Esperamos que o nosso Brasil, que vive uma democracia ainda jovem sob a tutela dos nossos governantes, possa avançar rumo as suas metas almejadas para 2013. É notório que muitos falam em crise financeira, outros em enxugar a máquina administrativa para obter novos números. Muitos vão governar com parcerias de todos os lados, mas, sem dúvida, a situação mais crítica é dos nossos representantes nordestinos. São prefeitos e vereadores eleitos que, além de outros problemas enfrentados, convivem com o “fantasma da seca” que assola todo o Nordeste brasileiro. A falta de chuva é a gota de sofrimento enfrentada diariamente por muita gente que enche seus “rios de sofrimento” em busca de soluções.

Programas de incentivos e apoios foram implantados e lançados pelos governos para amenizar a crise da seca. Mas já podemos assistir novamente os nossos irmãos nordestinos em busca de sobrevivência no Sul e Sudeste do Brasil. Uma cena que não gostaríamos de ver de novo. Uma cantiga de dor, angústia, humilhação e muito sonho na sacola do tempo. Muitos outros investimentos foram suspensos temporariamente ou cancelados, um cenário de medo e alerta para todos nós.

Portanto, caros leitores, é preciso ter calma com os nossos governantes neste começo de ano. Muitos vão ter dificuldades para governar com essa situação. É preciso também paciência e muita fé no que virá. Não podemos nos acomodar, mas, sim, fiscalizar. Esse é o nosso dever como cidadão. Peça ao nosso Deus que mande chuva urgentemente, pois tem muita gente que se aproveita para dar desculpas ou mesmo lucrar com tudo isso.

É hora de abrirmos os nossos olhos. Enxergar um novo tempo é tarefa de todos.

*Hérlon Cavalcanti, poeta, escritor, jornalista e militante do PT desde 1989


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro