14 de outubro de 2012 às 09h00min - Por Mário Flávio

Estamos no primeiro final de semana pós-eleições municipais. Sem viajar, dando uma olhada no “Facebook”, percebo um detalhe: ninguém mais fala de política no “feed de notícias”. Muita gente nem lembra que houve eleições estes dias. As “cores” já se foram embora. Antes, política era feita de ideias, hoje é feita de cores… Até parece clube de futebol ou agremiação carnavalesca. Já não se tem mais um partido político, com uma ideologia definida, mas, sim, o uso de um numeral, vazio, em si, de significado. Antes, número era coisa de jogo do bicho…

As eleições passaram e não se fala mais de política. Só daqui a dois. Discussões acaloradas eram feitas sem debater política, mas, sim, politicagem. Muita gente que ganhou dinheiro na campanha, segurando bandeiras, entregando “santinhos-panfletos” ou sendo cabo eleitoral de outras maneiras nem sabia direito o que fazia na campanha. Nem todos estes “militantes-remunerados” sabem direito o que defendiam.  Será que trabalharão, daqui a dois anos, na campanha para governador, deputado, senador e presidente? Será que as pessoas que foram militantes agora não estarão no lado contrário daqui mais dois anos?

A “política” já passou como se passa uma final de campeonato: ninguém mais fala sobre o assunto. E, quase todos, agora, esperamos por uma nova festa para beber, dançar e se divertir. Política virou circo…

*Daniel Silva mestre em História e professor
Twitter: @HistCaruaru | [email protected]


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro