5 de maio de 2012 às 20h50min - Por Mário Flávio

Esta semana pude conferir com meu filho o filme Os Vingadores, estreou há uma semana e já está cotado para ser o filme de maior sucesso dos estúdios Marvel, em seis dias de exibição já é recordista mundial. O longa reúne os principais heróis da Marvel, exatamente no mesmo dia que fui assistir foi publicada aqui no Brasil no “Diário Oficial da União”, no livro de Heróis da Pátria o nome de Anita Garibaldi, ou, Ana Maria de Jesus Ribeiro nascida em 1821 no município catarinense de Laguna.

Os heróis imaginários americanos além de me darem duas horas preciosas de ação, riso, reflexão, consolidação de minha fé, me deram oportunidade de dialogar com meus filhos sobre os heróis de verdade do nosso cotidiano, no mundo inteiro e mais perto de nós, brasileiros e brasileiras do presente e do passado que fizeram e fazem história.

Fica a dica para os educadores levarem para a classe de aula também esta discussão.

Nossa heroína terá seu nome esculpido em aço ao lado do de outros heróis nacionais, como Dom Pedro I e os militares que proclamaram a República, no livro que repousa no Panteão da Praça dos Três Poderes de Brasília.

A lei sancionada pela primeira mulher a assumir a Presidência a brasileira também leva as assinaturas da ministra da Cultura, Ana Buarque de Hollanda, e da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. A autora do projeto de lei, apresentado em 2009, foi outra mulher, a então senadora socialista Serys Slhessarenko.

Anita Garibaldi é a segunda mulher com o nome inscrito no livro. A primeira vem de uma lei de dezembro de 2009, que reconheceu o título a Ana Néri, primeira enfermeira brasileira, que se destacou por seu trabalho durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).

A Heroína dos Dois Mundos

A revolucionária brasileira era chamada pelos companheiros de “Bravo entre os Bravos”, lutou politicamente no brasil e na Itália. Filha de família humilde. Casada com um sapateiro, apaixona-se pelo italiano Giuseppe Garibaldi, lutando juntos na Revolta dos farrapos e outras batalhas.

Em produções nacionais um pouco da história de Anita pode ser vista na Minissérie “A Casa das Sete Mulheres” em 2003, disponível em DVD. No cinema tem o filme Garibaldi in America.

Anita lutou por amor ao seu marido e a causa. 

REVISTA PREMIADA

A Revista Conteúdo ganhou, em menos de um ano de circulação, o primeiro lugar na categoria impresso da fase estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo com a reportagem “Caruaru, Terra de Mulheres Empreendedoras”. A equipe esteve em Recife recebendo o prêmio estadual e permanece concorrendo as etapas Nordeste e Nacional.

Parabenizo a Mário e toda equipe da publicação. Como tenho dito é apenas o início da colheita de um trabalho sério, dedicado, incansável e responsável seja aqui no site, na rádio 104 FM ou na mídia impressa.

PLENÁRIA COM PREFEITO

José Queioz se reuniu na noite da última sexta-feira com um grupo de 70 pessoas de diversas áreas e setores da sociedade. Entre eles estavam médicos, educadores, pastores, músicos, jornalistas, profissionais liberais, lideranças comunitárias e empresários. A reunião aconteceu no auditório do Hotel Maysa e foi comandada por Jaelcio Tenório, pré-candidato pelo PRB.

 

CULTURA NA FEIRA

O Governo do Estado através da Secretaria estadual de Cultura – FUNDARPE iniciou no sábado o projeto Cultura Livre nas feiras em Caruaru. A abertura foi com Zé do Cordé e Zefa Cordelina.

 

PARA REFLETIR

Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, compassivos, responsáveis) para o nosso planeta”. Desconheço o autor

 

Paulo Nailson é dirigente político com atuação em movimentos sociais, Membro da Articulação Agreste do Fórum de Reforma Urbana (FERU-PE) e Articulador Social do MTST. Responsável pelo site cristão Presentia. Foi dirigente no PT por mais de 10 anos. Cursa Serviço Social. 


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro