18 de maio de 2012 às 19h01min - Por Mário Flávio

No dia 12 de Maio um grupo composto na sua maioria por universitários (professores e alunos) reuniram-se no auditório do Maysa Hotel convocados para discutir sobre a viabilidade de um Fórum permanente e pluripartidário para discutir a cidade. Além dos universitários e intelectuais, lideranças comunitárias, representantes dos mais diversos partidos, (da direita à esquerda).

Não há um líder e sim um coletivo dirigente que tem o compromisso de manter o Fórum como um espaço de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil, se caracterizando também pela pluralidade, diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário.

Foi um bom começo. Ficou bem claro que este Fórum não descredencia nem apaga da história outros movimentos semelhantes nem deixa de reconhecer outras iniciativas semelhantes que também tiveram e alguns ainda tem seu valor histórico. O Fórum Caruaru busca levar a cidade a pensar a sociedade. Vamos todo(a)s aguardar o caminhar do mesmo, indo, participando e cooperando.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

A Lei 9.970, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, tem pouco mais de dez anos. De acordo com levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, feito com base no atendimento do Disque-denúncia – responsável pelo recebimento de denúncias de violação dos direitos de crianças e adolescentes– desde a criação do serviço, em maio de 2003, até dezembro de 2010, foram recebidas e encaminhadas 145.066 denúncias de todo o país. A média de denúncias registradas no Módulo Criança e Adolescente, em 2011, foi de 225 denúncias por dia. Pelo levantamento, verifica-se que em todas as modalidades de violência sexual apresentadas, as vítimas de sexo feminino são a grande maioria, chegando a 80% nas situações de exploração sexual. Os dados são referentes à exploração sexual, tráfico de crianças e adolescentes, abuso sexual e pornografia.

Não deu certo

Danilo Miranda, Marilena Chauí, Emir Sader, Juca Ferreira, Marta Porto, Carla Camurati. Todos esses nomes, entre outros, estão sendo ou foram cogitados em algum momento para substituir a ministra da Cultura Ana de Hollanda, que assumiu o cargo no início do governo Dilma, e permanece no posto mesmo após intensos ataques e pressões nos bastidores e na imprensa para que seja substituída do cargo.

124 anos se passaram…

…da LEI ÁUREA. Após mais de 1 século da lei que acabou com a escravidão no Brasil, país ainda não conseguiu erradicar o trabalho escravo.

Blogueiros em ação

O III Encontro Nacional de Blogueir@s ocorrerá em Salvador, Bahia, nos dias 25, 26 e 27 de maio. A estrutura do evento, que deve reunir cerca de 500 ativistas digitais de todo o país, já está quase toda montada.

Feliz Cidade…

Sim, felicidades para essa gente, lutadores e lutadoras que construíram e constroem nossa querida Caruaru. “Prá cum povo ser também povo / Ser cidadão de Caruaru” (Janduhy Finizola e Onildo Almeida).

Paulo Nailson é dirigente político com atuação em movimentos sociais, membro da Articulação Agreste do Fórum de Reforma Urbana (FERU-PE) e Articulador Social do MTST. Edita a publicação cristã Presentia. Foi filiado e dirigente no PT por mais de 10 anos. Cursa Serviço Social.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro