7 de março de 2014 às 23h26min - Por Mário Flávio

O Dia 8 de março é dedicado para lembrar a importância da mulher. Na política os avanços são muitos e já temos uma presidenta que comanda o país pela primeira vez. Das três vagas que Caruaru ocupa na Assembleia, duas mulheres foram escolhidas para representar a cidade na Casa de Joaquim Nabuco. No secretariado municipal também temos várias que se destacam e desempenham funções essenciais para o andamento da gestão do prefeito Zé Queiroz (PDT).

Com todo esse cenário a favor, a mulher vai ter um espaço ainda maior na eleição de 2016. Poderemos ter duas ou até três mulheres para disputar a prefeitura e com isso, Caruaru pode ter a primeira prefeita eleita na história da cidade. Ainda é cedo, teremos uma eleição pela frente e três anos de muita articulação, mas o cenário é propício para que as mulheres deixem de ser coadjuvantes na majoritária. Os palanques serão montados a partir de nomes que já têm papel fundamental no atual cenário político.

A sensibilidade, o toque diferenciado e a capacidade de articulação ajudam para que os rumos dos grupos políticos locais comecem a ser ocupados por mulheres. Mesmo com algumas tendo influência de homens que atuam na política, já têm estilo próprio e adotam uma nova maneira de fazer política, principalmente num momento no qual a palavra da vez é a renovação. Mulheres que foram testadas nas urnas, têm votos e possuem capacidade de gestão.

Com a possibilidade de mulheres protagonistas a situação deve ajudar também na proporcional. Na eleição de 2012, tivemos em Caruaru 16 mulheres sem um voto sequer. Elas entraram para cumprir as cotas nos partidos e o resultado foi desastroso, com nenhuma sendo eleita para ocupar uma vaga na Câmara Municipal. Mesmo assim, a expectativa é grande, principalmente devido a provável renovação que deve ocorrer no próximo pleito.

Com tudo isso a favor, elas têm muito o que comemorar e deixam a esperança no eleitor de dias melhores na política local, que carece com urgência de mudança, como indicam as pesquisas de opinião em todos os setores. Parabéns a todas as mulheres e principalmente as que debatem e gostam de política.

PROGRAMAÇÃO – A prefeitura de Caruaru vai trabalhar esse ano com a questão da autonomia da mulher. A campanha do 8 de Março tem como tema Mulheres Independentes – É a força da caruaruense construindo o próprio futuro. A autonomia econômica é essencial para a vida das mulheres, no entanto, o ingresso no mundo do trabalho ainda é marcado por fortes desigualdades que se relacionam. Mulheres sofrem impactos diferenciados quando vivem situações de desigualdades sociais e isso reflete nas condições que são inseridas no mercado de trabalho.

PANFLETAGEM – A partir de 9h as mulheres que atuam na linha de frente da greve dos professores irão fazer a entrega de panfletos no Marco Zero da Cidade. A intenção é chamar atenção das pessoas para o movimento paredista que segue em pé de guerra com o Executivo Municipal. Mulheres ligadas ao Sismuc e ATEC irão participar da ação.

MULHERES NA TV E NO RÁDIO – A TV Asa Branca vai ter os dois telejornais de hoje comandados por mulheres e com toda a equipe feminina em ação. A mesma situação ocorre na rádio Liberdade AM 910. Os marmanjos estarão ausentes das duas grades de programação. A data hoje é delas e por isso a decisão da cobertura feita especialmente por mulheres. As duas emissoras estão de parabéns.

HOMENAGENS – A importância de Sérgio Guerra para a política foi percebida ontem no velório dele. Lideranças nacionais de todos os partidos estiveram presentes na Assembleia Legislativa para dar o último adeus ao tucano. Com destaque para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o ex-governador daquele estado José Serra. O governador Eduardo Campos e toda a cúpula da Frente Popular também estiveram presentes.

MAIS HOMENAGENS – A Fundação de Cultura e Turismo, por meio da Prefeitura Municipal de Caruaru homenageará as caruaruenses com o típico forró. A cantora da terra Renilda Cardoso fará uma apresentação mais que especial neste sábado, 08, que representa o Dia Internacional da Mulher, na Casa dos Artistas. A apresentação que terá música autoral e grandes sucessos do forró, começará a partir das 21h30, a Casa dos Artistas fica na antiga Estação Ferroviária.

NOVO PRESIDENTE – Com a morte de Sérgio Guerra à presidência do PSDB em Pernambuco deve mesmo ficar com o deputado federal Bruno Araújo. Ele é vice-presidente nacional do PSDB e foi líder do partido na Câmara dos Deputados. Araújo não deve sofrer resistência no partido, já que tem trânsito livre com tucanos aqui em Pernambuco e nos demais estados em que os tucanos comandam. A conferir.

ADIADO – O programa A Verdade que será comandado pelo ex-presidente da Câmara de Caruaru, Licius Cavalcanti (PCdoB), teve a estreia adiada para o próximo sábado (15). O comunista vai ficar no ar todos os sábados entre 11h e 12h na Rádio 102,5 FM. O foco do programa vai ser debater assuntos de interesse da comunidade, sempre com convidados.

PONTO FINAL – Os advogados dos 10 vereadores indiciados pela Operação Ponto Final não tiveram acesso a possível decisão que devolve o mandato aos parlamentares afastados pela justiça. A informação foi publicada num site de notícias de Caruaru. Eles não quiseram se pronunciar sobre o assunto e esperam a confirmação na próxima segunda (10). A matéria foi publicada pelo portal NE10 do sistema Jornal do Commercio.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro