19 de abril de 2012 às 22h30min - Por Mário Flávio

O governador EduardoCampos viaja para Aracaju na próxima segunda-feira (23) onde terá uma reuniãosobre os efeitos da seca no Nordeste com uma equipe de ministros do GovernoFederal. O encontro foi acertado hoje com a presidenta Dilma Rousseff quevoltou a telefonar para o gestor a fim de colher mais informações sobre osproblemas causados pela estiagem em Pernambuco. A presença da presidenta no eventoda próxima semana ainda não está confirmada.

Milhares de pessoasestão sendo atingidas pela falta de chuvas em 28 municípios do Agreste e doSertão que já decretaram situação de emergência em Pernambuco. “O quadroé muito grave. O Sertão fechou o seu ciclo tradicional de chuvas com 30% apenasda média anual e a meteorologia nos diz que o Agreste não terá um bom inverno,mas estamos aqui na torcida porque o tempo de chover naquela região ainda nãopassou”, garantiu o governador.

Para ajudar nocombate à seca em Pernambuco, Eduardo recebeu hoje no município de Bonito, osecretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do DesenvolvimentoAgrário (MDA), Jerônimo Rodrigues. Em cerimônia no Parque de Eventos da cidade,eles entregaram 46 retroescavadeiras que vão ajudar na recuperação de estradasvicinais, na abertura de novas vias, e, neste momento, na construção de obrashídricas. “Essas máquinas serão parte da solução do problema queenfrentamos hoje da seca. Elas vão ajudar na construção de cisternas em locaisonde não conseguimos fazer barragens subterrâneas”, explicou ogovernador.

Através do PAC-2foram investidos R$ 8 milhões na compra das retroescavadeiras.  As cidadescontempladas com os novos equipamentos são: Afrânio, Águas Belas, Amaraji,Belém de São Francisco, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Cabrobó, Calumbi,Capoeiras, Carnaíba, Dormentes, Exu, Floresta, Gameleira, Iati, Ibimirim,Iguaracy, Inajá, Ipubi, Itaíba, Jatobá, Joaquim Nabuco, Lagoa Grande, Manari,Moreilândia, Orocó, Paranatama, Pedra, Petrolândia, Quixaba, Santa Cruz, SantaFilomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Josédo Belmonte, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira, Tamandaré, Trindade,Triunfo, Tupanatinga e Venturosa.

PORTAL – Na ocasião, o Governode Pernambuco também aderiu ao Programa Rede Brasil Rural (RBR) – umaplataforma digital que permite aos agricultores comprar e vender produtos pelainternet – além de promover um mutirão para a retirada de documentação detrabalhadoras rurais.

“Este era oespaço que estava faltando para incentivar a produção de alimentos livres deagrotóxicos”, disse o secretário Jerônimo, que representou o ministro doDesenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. “Quando um prefeito opta porcomprar o lanche escolar da agricultura familiar, além de escolher o alimentomais saudável, ele movimenta a economia local. Do contrário, exporta odinheiro”, completou.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro