20 de setembro de 2013 às 10h55min - Por Mário Flávio

20130920-104548.jpg

Foi pensando em comodidade e agilidade que o Vereador Gilberto de Dora (PSB), apresentou uma indicação solicitando a instalação de um EDA, Escritório de Direitos Autorais, em Caruaru. O EDA é uma extensão da Fundação Biblioteca Nacional que registra obras de qualquer caráter intelectual como poemas, projetos, composições, averbações e roteiros.

Os EDA’s existem apenas nas grandes capitais do Brasil. Atualmente, qualquer pessoa do interior de Pernambuco que precise registrar uma obra tem que se deslocar para o Recife ou utilizar os serviços dos Correios. A instalação de um escritório em Caruaru traria agilidade para todos que moram na região.

“Geralmente o EDA funciona com apenas dois funcionários. Não precisa de uma grande estrutura. Minha sugestão é que ele seja instalado na biblioteca municipal ou dentro de algum cartório” explica o Vereador Gilberto de Dora. O parlamentar ainda reforça a justificativa lembrando a grande quantidade de artistas que existe na região. “Caruaru é uma cidade que tem uma enorme produção cultural. Temos artistas como Valdir Santos, Neto Monteiro, Rosimar Lemos, Mestre Eudócio, Janduí Finizola e tantos outros que vivem em constante atividade intelectual e que só ganhariam com isso”.

A indicação foi aprovada por unanimidade na sessão desta quinta-feira (19).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro