9 de junho de 2012 às 09h30min - Por Mário Flávio

Com informações da Assessoria

Tanto os empresários varejistas quanto os prestadores de serviços esperam um bom Dia dos Namorados este ano em Caruaru. Nos serviços, pesquisados pela Fecomércio (restaurantes/pizzarias, lanchonetes/bares e hotéis/motéis/pousadas) a expectativa de crescimento de quase 14% é maior que os 11,2% do comércio, mas diferencia-se bem dos mais de 27% registrados nos shopping centers.

O otimismo dos empresários/gerentes do comércio e dos serviços também é inferido do fato que mais de 55% esperam faturamento maior que no ano passado, com pouco mais de 18% admitindo queda. Nos shopping centers o otimismo é ainda mais nítido, com mais de 77% esperando uma expansão das vendas, contra menos de 19% que registram expectativa pessimista.

O aumento no número dos consumidores que comemorarão o Dia dos Namorados este ano respalda o otimismo dos empresários/gerentes, com mais de 62% dos entrevistados pretendendo comemorar a data, contra 53,7% no ano passado. Embora tenha havido uma diminuição do percentual dos que não comemorarão, sobretudo porque não têm namorado(a), cerca de 15% não o fazem por não ter dinheiro ou estar desempregado.

O que deve puxar as vendas no Dia dos Namorados é o aumento no número dos que comemorarão, já que os preços dos presentes deverão ficar em torno de R$152,00, um valor que em termos reais se iguala ao de 2011. As despesas com serviços também deverão se manter em valores próximos do ano anterior, mas foi registrado um forte aumento na intenção de gastos com comemorações fora de casa, especialmente em restaurantes/pizzarias e hotéis/motéis/pousadas.

“Dentre as várias formas de comemorar a data, a opção pela compra de pressentes é muito forte e deverá ser semelhante a do ano passado, com vestuário, perfumes e calçados cobrindo mais de 70% das compras, das quais quase 60% serão pagas com cartão de crédito e mais de 44% a vista, deixando pouco espaço para outras formas de pagamento”, conclui Luiz Kehrle, consultor da Federação do Comércio. O centro de pesquisa do Instituto Fecomércio-PE entrevistou 633 consumidores e 494 empresários/gerentes na cidade de Caruaru.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro