19 de abril de 2012 às 13h30min - Por Mário Flávio

As redes sociais têm servido como uma ótima estratégia para grupos políticos ganharem novos perfis de eleitores e massificarem ondas virais de críticas a seus adversários políticos. E em perfis de usuários ligados ao grupo da pré-candidata a prefeita de Caruaru, Miriam Lacerda, está sendo compartilhada e curtida uma imagem com a comparação entre o número de votos de Miriam Lacerda e Zé Queiroz durante a campanha para deputado estadual em Pernambuco em 2006.

Na comparação, são mostrados os números de votos de Miriam e Zé Queiroz no cenário de Caruaru e de Pernambuco. E, nos dois, Miriam obteve mais votos do que Zé Queiroz. Isso, para a oposição, mostraria que Miriam tem mais aceitação entre a população do que o atual prefeito. No entanto, esse quadro não, logicamente, atual e não leva em conta que naquela época a popularidade do ex-prefeito Tony Gel repercutia fortemente sobre a imagem de Miriam, além disso, é preciso avaliar também o nível de aceitação da gestão Zé Queiroz atualmente e da gestão anterior de Tony Gel e como ela pode ainda afetar negativa ou positivamente a popularidade de Miriam Lacerda. E ainda, o universo de votação de uma campanha estadual é bem diferente das eleições municipais. Afinal, o número de candidatos é muito maior, mesmo que o cenário político observado seja apenas o de um município.

Sob outro aspecto, é preciso observar que nas recentes pesquisas de intenção de voto em Caruaru, houve empate técnico entre Miriam e Zé Queiroz e, inclusive, as taxas de rejeição desses dois pré-candidatos foram muito altas. Dessa forma, de 2006 para cá, é fácil refletir que a realidade política mudou e que a opinião da população também, justamente porque tanto o prefeito quanto Miriam Lacerda, representam grupos tradicionais que são alvos de críticas pela própria população.

Confira abaixo a imagem com os comparativos de votos

Oposição produz comparativo entre votação de Miriam e Zé Queiroz em 2006


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro