26 de março de 2012 às 07h00min - Por Mário Flávio

Militantes que fazem parte da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC) pretendem realizar um protesto nas principais ruas do município na quarta-feira (28), com o objetivo de se manifestarem contra as medidas tomadas pelo governo federal no inicio do ano e que resultaram e um corte de R$55 bilhões no orçamento da União e também planejam organizar uma audiência pública para reivindicar a meia-passagem intermunicipal. O protesto está previsto para começar às 07h e 30min, em frente ao Colégio Estadual Nelson Barbalho.

Entre outras reivindicações dos estudantes, estão as movimentações pelo fim do ENEM e do Vestibular, que eles consideram sistemas seletivos excludentes e por 10% do PIB para a educação.  “A jornada de lutas Edson Luiz é um momento onde a sociedade se une para defender uma educação pública, gratuita e de qualidade para os filhos dos trabalhadores”, declarou a tesoureira da UESC Jaynne Oliveira.

A jornada leva o nome de Edson Luiz por que ele foi um estudante secundarista brasileiro assassinado pela Polícia militar em 28 de março de 1968, durante um confronto no restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro. Edson foi o primeiro estudante assassinado pela Ditadura militar e sua morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar.

Estudantes em protesto nas ruas de Caruaru

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro