8 de maio de 2014 às 07h25min - Por Mário Flávio

20140507-232030.jpg

Do Blog Sulanca News

Médico e político no Agreste pernambucano, Demóstenes Veras (Pros), esteve em Santa Cruz do Capibaribe no último fim de semana, onde nas companhias das famílias do empresário Joãozito e George Monteiro, prestigiou um evento social na cidade. O Blog Sulanca News entrevistou o vereador caruaruense, que é pré-candidato a deputado estadual na eleição de outubro.

SN- Sua relação com Santa Cruz não é de hoje…
Não. Quero primeiro agradecer a receptividade que sempre tenho em Santa Cruz do Capibaribe. Eu tenho uma história e contato com a cidade desde menino, desde a época do querido e falecido Zeinha Morais que eu vinha passar São João e festas em Santa Cruz, e temos uma relação de família e amizade muito grande com a cidade. Tenho como médico em Caruaru muitos pacientes de Santa Cruz e tenho uma ligação muito forte com as pessoas daqui. Tenho uma abertura grande em todo Agreste como político, já que Caruaru é uma cidade polo e a gente é conhecida em toda região. Tenho uma boa relação com a imprensa da região, e uma oportunidade como esta de estender o debate politico já que vivemos praticamente à mesma realidade politica.

SN- E sua relação com os políticos do Agreste?
Uma relação respeitosa, mas sempre debatendo as questões de interesse comum, conversando com comerciantes, juventude e o povo em geral. Eu como pretenso candidato a deputado estadual, tenho uma honra e satisfação muito grande se ser um futuro deputado do Agreste. Não quero ser só deputado de Caruaru, mas sim da região. Quando fui candidato em 2002, tive uma votação brilhante de 23 mil votos e quase chego, só não cheguei por conta da legenda. Naquela época eu já tinha a pretensão de ser deputado do Agreste de Pernambuco. Nós vivemos a mesma realidade, pois nós não vamos resolver os problemas de Caruaru se não ajudarmos a resolver os problemas do Agreste. É importante ver o macro do Agreste.

SN- O senhor está com Armando Monteiro. Ele vence esta eleição que se aproxima?
Sem dúvidas. Doutor Armando Monteiro tem uma ligação muito forte com o comerciante, com o pequeno e micro empresário e Santa Cruz é comércio, e a cidade precisa de um deputado que possa fazer esta sintonia com o Governo do Estado. Eu serei deputado do Agreste para além de trabalhar nestes setores, trabalhar principalmente na área da saúde.

SN- Por falar em saúde, como ela anda na região?

Sou médico na região e sei os problemas que esta região passa. Inclusive muitas pessoas de Santa Cruz vão ao meu consultório, dizendo da carência de saúde que existe em Santa Cruz e que existe na região como um todo. Então como nós fizemos no Hospital São Sebastião em Caruaru, que era um hospital fechados há oitos anos, e nós conseguimos em um movimento de Demóstenes Veras junto a sociedade de Caruaru e de outras cidades, fazer com o Governo do Estado se sensibilizasse e reabrisse o Hospital São Sebastião, quero fazer um movimento em Santa Cruz e região. Meu trabalho maior será em relação à saúde.

SN- Como o senhor vê o crescimento Armando Monteiro neste início de pré-campanha?
Armando Monteiro é uma figura de uma representação forte, não somente em Pernambuco, mas num país como todo. Ele tem um currículo invejável. Foi presidente da FIEPE, da CNI, foi deputado federal três vezes, dos quais em um, o mais votado em Pernambuco. Hoje é o senador mais votado da história política de Pernambuco e representa hoje junto a Dilma e os empresários do país, as lideranças em todo Brasil uma imponência muito grande. Comparando o currículo de Armando com outros candidatos que aí estão, é comparar praticamente Jesus Cristo com um menino buchudo. Ou seja, nós temos que eleger um governador que vá cuidar de nosso Estado. Não quero ver Pernambuco votando em um candidato apenas por ter um padrinho político. Então Armando é um candidato potencial para ser o governador. Mas se formos pensar em padrinho político, nós podemos ver que Armando tem um padrinho muito forte, que é aquele que o povo pernambucano tem como um ícone, que é o ex-presidente Lula. Não queremos partir por este caminho, mas se a oposição quiser, a gente tem por onde se pegar.

SN- Com a possibilidade de Armando Monteiro ser eleito, o senador passa a ser Douglas Cintra. O que fazer para que o suplente ao assumir não esqueça a região já que ele é de Caruaru?

Veja que Douglas é um empresário da região do Agreste, é um cara nascido em Caruaru, mas tem ligação fortíssima com toda região. Vamos eleger com um só voto, um governador e um senador do Agreste e Douglas terá este compromisso com toda região e com Santa Cruz, e evidentemente com Pernambuco. É um homem de visão, inteligente e vai ajudar muito o polo. Eu espero está neste barco como deputado estadual junto de Armando, do senador Douglas e da futura presidente Dilma, para poder carrear recursos para as estradas do Estado.

SN- Falar em estradas, como viu a situação de Caruaru até Santa Cruz do Capibaribe?
Complicado. De Pão de Açúcar à Santa Cruz está uma tristeza. O meu carro quase quebra na vinda. Esta estrada aqui está neste estado há muito tempo e os governadores passam, os deputados da região passam e infelizmente esta estrada não é consertada. São promessas eleitoreiras e eu soube que agora em maio vão consertar. É estranho, se passar sete anos e o estado não consertar uma estrada de uma importância como esta. Santa Cruz tem importância no poder econômico e político de Pernambuco, não é uma cidadezinha não, é grande onde o povo trabalhador impulsiona esta cidade. Santa Cruz é grande e tem que ser pensada com outros olhos.

SN- Suas considerações finais?
Quero reafirmar minha amizade com esta cidade que gosto, e me colocar a disposição para colaborar com os políticos daqui. Temos aqui um deputado o Diogo Moraes que é meu amigo irmão, ele deve reeleito porque tem um trabalho muito grande, tem outros candidatos da terra como Ernesto Maia, o deputado federal José Augusto Maia, o prefeito Edson Vieira. Enfim, quero abraçar Santa Cruz para trabalhar também por ela. Quero agradecer a você Marcondes pela oportunidade de falar ao seu blog que é um blog visto por toda região e de grande audiência.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro