21 de julho de 2021 às 15h29min - Por Mário Flávio
Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

Seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando a ampliação de faixa etária para vacina meningocócica C (Conjugada) para as crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade.

A vacina foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e integra o Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes grupos: crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Além disso, para as crianças que, por algum motivo, perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. Com a ampliação de faixa etária, mais crianças poderão ser beneficiadas.

A ampliação tem com o objetivo aumentar a proteção contra doenças causadas pelo meningococo C (incluindo meningite e meningococcemia), evitando a ocorrência de surtos da doença pelo sorogrupo C, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial, com o retorno das aulas presenciais.

A vacina contra meningite para adolescentes previne contra quatro sorogrupos da doença (A, C, W e Y). A meningite é o nome dado às infecções que atingem as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges e é causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. Além disso, a doença é considerada endêmica, ou seja, os casos ocorrem durante todo o ano.

De acordo com Letícia Galvão, coordenadora do PNI, a doença é considerada endêmica, com ocorrência de surtos esporádicos no país. Por isso, é importante manter a vacina em dia. “A vacina tem elevada eficácia e confere proteção prolongada, garantindo uma ótima resposta e protegendo as crianças e os adolescentes de doenças meningocócicas”, disse.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro