21 de julho de 2021 às 15h16min - Por Mário Flávio

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) inaugurou oficialmente a Subestação UR-10, nesta quarta-feira (21), no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. O presidente da concessionária, Saulo Cabral, e o prefeito da cidade, Anderson Ferreira, participaram da celebração, que contou com um número bastante restrito de pessoas devido aos cuidados relacionados à pandemia da covid-19. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 13 milhões e beneficiará bairros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, como Ibura, Jordão, Prazeres, Muribeca e Marcos Freire, totalizando cerca de 115 mil pessoas beneficiadas.

Durante o evento, Saulo Cabral e a equipe da Celpe apresentaram o equipamento ao prefeito e toda sua equipe. Com a subestação UR-10 e uma nova linha de transmissão que também foi construída no local, a Celpe contribui diretamente para o crescimento econômico dessas regiões, pois garante uma estrutura de qualidade no fornecimento de energia elétrica para a atração de empresas de todos os níveis de consumo. A concessionária entende que a chegada de novos empreendimentos pode impactar diretamente a geração de emprego e renda para as pessoas, promovendo o desenvolvimento local.

“Esta é uma subestação moderna, de tecnologia avançada, de padrão mundial, que está pronta para contribuir com o crescimento econômico da cidade, pois garante ainda mais confiança e segurança no fornecimento de energia para todos os tipos de clientes. Fizemos um grande investimento porque acreditamos que a região tem um grande potencial e pode ajuda na retomada da economia”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância da subestação da Celpe para a economia do Jaboatão. “Esta nova unidade está localizada próxima aos setores de logística, industrial e comercial do município e agora poderemos atrair mais empreendimentos que vão gerar emprego e renda. É uma contribuição fundamental para a retomada do crescimento econômico no pós-pandemia. Hoje, a Celpe atende a seis mil clientes na região e aumentará a capacidade de fornecimento de energia para quase 30 mil. Nossa gestão se alinha justamente com quem quer fazer o melhor, desburocratizando e apoiando todas as iniciativas que venham oferecer um serviço de qualidade à população”, disse o gestor jaboatonense.

A inauguração da nova subestação UR-10 vai reduzir a extensão dos circuitos já existentes e promover uma redução da quantidade de consumidores por alimentador, garantindo assim uma maior flexibilidade operacional na região. A potência inicial instalada no empreendimento é de 26,6MVA, mas com o crescimento habitacional natural da região, pode chegar a 53,2MVA.Com a intenção de preservar o meio ambiente, o prédio foi construído com estrutura para reaproveitar a água da chuva. Nos muros, foram grafitadas imagens de figuras regionais e instruções para a população sobre segurança, como “realizar ligação clandestina é crime”. A grafitagem das subestações é mais uma estratégia da distribuidora para conscientizar a população sobre a importância de usar corretamente o sistema elétrico e evitar pichações.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro