13 de dezembro de 2013 às 00h13min - Por Mário Flávio

20131213-001338.jpg

O governador Eduardo Campos entrega, nesta sexta-feira (13), às 10h30, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Caruaru (UPAE), localizada na Avenida José Marques Fontes, no bairro de Indianópolis. O serviço, que vai beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas de 31 municípios da Região, recebeu investimentos de mais de R$ 22,6 milhões, incluindo obra física e aquisição de equipamentos.

Com uma área construída de 3,8 mil metros quadrados, a unidade contará com setor ambulatorial, composto por 19 consultórios; sala de coleta e sala de curativo; bloco cirúrgico, composto por quatro salas para cirurgia, sendo três para procedimentos de médio porte e uma para cirurgia de pequeno porte, e internação de curta duração; e setor de diagnósticos, além de apoio técnico e logístico.

Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência”, explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

A UPAE de Caruaru conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, endocrinologia, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano. Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano.

Com a inauguração de Caruaru, Pernambuco passa a contar com três UPAEs já em pleno funcionamento. As outras duas estão localizadas em Garanhuns e Petrolina. A previsão é que já no primeiro semestre de 2014, outras 12 unidades sejam entregues à população. Ao todo, mais de R$ 200 milhões estão sendo investidos.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro