28 de março de 2012 às 10h00min - Por Mário Flávio

Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) homenageou profissionais, em especial as costureiras, do Polo de Confecções do Agreste. O parlamentar citou, de acordo com uma convenção trabalhista estabelecida pelo Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores na Indústria de Confecção de Roupas do Estado de Pernambuco, Sindcostura-PE, o dia 27 de março é consagrado às costureiras, sendo feriado para a categoria nos municípios onde o sindicato atua.

Edson destacou que as 300 mil pessoas que trabalham com confecção são fatores de desenvolvimento da região. De acordo com o deputado, a história conta que o Polo teve origem nos anos 30, quando mulheres faziam peças de vestuário para trocar por alimentos e outras mercadorias de que necessitassem. Segundo Vieira, a partir dos anos 60, a população começou a descobrir que a confecção poderia ser uma forma de ganhar a vida.

O deputado informou que, graças a ação das costureiras, Pernambuco se tornou o segundo Estado em número de indústrias do vestuário do País. Vieira também ressaltou que, este ano, foi criado o Hino da Costureira, composto por um enfermeiro de Santa Cruz do Capibaribe, em homenagem à categoria.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro