4 de agosto de 2013 às 07h25min - Por Mário Flávio

20130804-070039.jpg

A Conferência Municipal de Saúde, que se estendeu de sexta-feira (2) a sábado (3), reuniu mais de trezentos participantes, a maioria usuários do SUS, que foram eleitos como delegados para representar suas comunidades e reivindicar melhorias na área da saúde de Caruaru.

Durante o encontro, representantes de instituições ligadas à Saúde, a exemplo de Rodrigo Cariri, coordenador do curso de medicina da UFPE Caruaru, que abordou o programa do governo Federal Mais Médicos, e a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, que tratou do tema “Redes de Atenção a Saúde: humanizadas, resolutivas e solidárias”.

“A ausência de políticas mais eficazes acaba afetando a condição de saúde da população. Nós temos hoje doenças crônicas não transmissíveis que têm determinado muito mais o adoecimento da população como o diabetes e a hipertensão. E a rede de atenção à saúde está muito organizada para a doença e não para a prevenção”, alerta Maria do Socorro.

Na tarde do sábado, os delegados eleitos pelas comunidades, participaram de rodadas de debate com temas diversificados, entre eles, promoção à saúde, atenção à pessoa com deficiência, violência doméstica, saúde dos moradores de área rural, saúde da população LGBT, prevenção de acidentes de trânsito e mecanismos de participação social.

Da Assessoria


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro