23 de novembro de 2016 às 10h25min - Por Mário Flávio

Camara-Municipal-de-Caruaru-Foto-Vladimir-Barreto-AscomCamara

Uma comissão parlamentar formada pelos vereadores Edjailson da Caru Forró (PRTB), Leonardo Chaves (PDT), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Tenente Tiburcio (PMN) e Sivaldo Oliveira (PSDC), viajou, na manhã desta quarta-feira (23), para o município de Catende, na Mata Sul, a cerca de 50 quilômetros de Caruaru. Os vereadores vão verificar o andamento das obras de construção do Sistema Pirangi.

Localizado às margens da PE-120, o sistema é uma das soluções mais imediatas encontradas pelo governo do Estado para melhorar o abastecimento de água em dez municípios do Agreste, entre eles Caruaru, que enfrentam os graves efeitos da prolongada estiagem. “Essa transposição do Rio Pirangi para Caruaru significa progresso, água nas torneiras, indústrias e fábricas trabalhando, mães podendo lavar as roupas de suas crianças para irem à escola”, ressaltou Edjailson da Caru Forró, autor de proposituras defendendo a construção do Sistema Pirangi como medida mais rápida de enfrentamento da seca no município.

O sistema prevê a captação de água no Rio Pirangi, em Catende, que será transportada por uma adutora com 27 quilômetros de extensão até a Barragem do Prata. Duas estações elevatórias vão bombear a água, garantindo vazões entre 300 e 500 litros por minuto. A obra está com 65% de conclusão e deve ficar pronta em janeiro. O investimento é de R$ 60 milhões, recursos oriundos de convênios firmados entre o governo do Estado, a Compesa e o Banco Mundial. “Além da água voltar às torneiras – no mais tardar até janeiro – ela é de ótima qualidade, mineral mesmo, e o melhor é que não vamos precisar nos preocupar com problema de água em Caruaru por mais 20 ou 30 anos”, disse o vereador.

A visita da comissão começará pela Estação Elevatória 2, localizada entre Laje Grande e Catende. Depois, eles seguem para a Estação Elevatória 1, já nas margens do Rio Pirangi. A visita será acompanhada por técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro