2 de agosto de 2012 às 23h18min - Por Mário Flávio

Está marcado para as 10h desta sexta-feira (03) o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Caruaru na campanha eleitoral 2012. O encontro é fruto de uma parceria entre as rádios Cultura e Caruaru Fm, Jornal Extra de Pernambuco e TV Criativa. Durante toda a semana o debate foi o tema das conversas e, mesmo antes de ser realizado, mexeu com a cabeça dos eleitores.

Diante do encontro, que deve abrir, de fato, a corrida eleitoral, já que a campanha segue morna, serão conhecidas as propostas e a expectativa é de um encontro de alto nível. Nesse encontro de logo mais algumas questões são aguardadas com ansiedade pela população e analistas políticos.

Entre os questionamentos, podemos citar: como vai se portar Miriam Lacerda (DEM)? Ela vai enfrentar pela primeira vez um debate e de cara enfrenta Zé Queiroz (PDT), que entra pela quinta vez na disputa para prefeito e é considerado um dos mestres da oratória na política local.

Será que o atual prefeito vai bater pesado em Miriam? Ou ele vai manter a linha paz e amor da campanha de 2008, quando enfrentou Ivania Porto e evitou criticas mais pesadas. Mas a grande incógnita desse encontro é a candidatura de Fábio José (PSOL), já que ele recebeu recentemente o apoio de figuras importantes ligadas ao vice-governador João Lyra.

Muita gente aposta que o psolista vai disparar a metralhadora contra o prefeito Zé Queiroz. Existem ainda os que acreditam que por ser um franco atirador, Fábio vai tentar bater nas duas candidaturas maiores e mostrar que, de fato, é uma via alternativa na Capital do Agreste. Todas essas perguntas serão respondidas a partir de 10h e você vai acompanhar a cobertura em tempo integral aqui no blog. Contamos com a sua audiência.

MEDIADORES – O debate terá como mediadores o jornalista Hélio Junior (Rádio Cultura do Nordeste) e o radialista Fúlvio Wágner (Caruaru FM). O encontro será dividido em quatro blocos, com previsão de duração de duas horas. No início do programa haverá o sorteio da sequencia dos candidatos, que será obedecida em todos os blocos, com as definições de quem serão os candidatos ‘A’, ‘B’ e ‘C’.

PRIMEIRO BLOCO – No primeiro bloco será apresentado um perfil de cada um dos candidatos, com temo máximo de dois minutos. O material será gravado por um locutor padrão, em comum acordo com as duas emissoras, devendo o texto ser enviado pelas assessorias dos respectivos candidatos até as 10h do dia 1º de agosto.

Dando prosseguimento ao programa, ainda no primeiro bloco, os candidatos responderão a uma pergunta do mediador, que deverá ser feita em até 30 segundos, com cada candidato tendo um minuto para a resposta. Em seguida, será a vez dos candidatos responderem às perguntas gravadas feitas pelos ouvintes. As respostas serão dadas através de sorteios realizados após cada pergunta, tendo o candidato escolhido dois minutos para a resposta, com direito a um minuto de réplica por parte de outro candidato e a respectiva tréplica, também com um minuto. Cada candidato deverá responder a uma pergunta feita pelos ouvintes, de forma a abordar temas diferenciados.

SEGUNDO BLOCO – No segundo bloco será a vez dos candidatos responderem a perguntas feitas pelos jornalistas convidados. A sabatina será feita pelos jornalistas Ricardo Perrier (Jornal Extra), César Lucena (Rádio Cultura) e por este blogueiro, que representa o blog Política de A a Z e a Caruaru FM. Serão três perguntas para cada candidato pela ordem do sorteio. Cada pergunta, que abordará temas gerais, será feita em 30 segundos, tendo o candidato um minuto para a resposta, com 30 segundo para a réplica por parte do jornalista convidado e mais 30 segundos para a tréplica por parte do candidato que estiver respondendo. O formato desse bloco servirá para os três candidatos, não podendo o jornalista convidado indagar ao mesmo candidato já interpelado por ele na rodada anterior.

CONFRONTO DIRETO – Os candidatos terão a oportunidade de responderem às perguntas feitas entre si a partir do terceiro bloco, abordando um dos temas propostos pela coordenação do programa – saúde, educação, meio-ambiente, segurança, infraestrutura, cultura, turismo, políticas sociais e desenvolvimento econômico – em comum acordo com a assessoria de cada coligação. Os temas serão sorteados pelo mediador, começando pelo candidato ‘A’, que terá um minuto para perguntar ao candidato ‘B’. Este terá dois minutos para a resposta, ficando um minuto para a réplica do candidato ‘A’ e um minuto para a tréplica do candidato ‘B’. Na sequencia, será a vez do candidato ‘B’ perguntar ao candidato ‘C’, e por fim, o candidato ‘C’ perguntará ao candidato ‘A’, dentro do mesmo critério inicialmente exposto, obedecendo ao sorteio dos temas.

QUARTO BLOCO – No quarto e último bloco, novamente os candidatos farão perguntas entre si. A diferença é que dessa vez, os temas serão livres. O critério será o mesmo do bloco anterior, com cada candidato tendo o direito de um minuto para a pergunta, com o candidato sorteado tendo dois minutos para a resposta, e na sequencia, um minuto para a réplica e mais um minuto para a tréplica. O bloco será encerrado com a consideração final de cada candidato, que será feita no tempo máximo de um minuto, obedecendo a sequencia invertida do sorteio, ou seja, começando pelo candidato ‘C’, seguindo pelo candidato ‘B’ e finalizando com o candidato ‘A’.

OAB – Durante todo o debate, uma banca formada por representantes da OAB, estará a postos para julgar os direitos de respostas encaminhados por cada uma das coligações, caso seja necessário, ao longo do programa.

CONTEÚDO – Ao fim do debate, o Programa Conteúdo irá repercutir o debate com os analistas políticos Mário Bening e Arnaldo Dantas, além da cientista política Perpétua Dantas. O trio vai analisar a participação de cada candidato. O Conteúdo começa a partir de 12h na Caruaru Fm 104,9.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro