13 de dezembro de 2011 às 01h03min - Por Mário Flávio

Durante o encontro na sede do Ministério Público entre os 50 promotores eleitorais de Pernambuco foram debatidos assuntos relacionados ao direito eleitoral, propaganda eleitoral, inelegibilidade, processo eleitoral, investigação e ação de impugnação. Além disso, os promotores eleitorais puderam relatar experiências profissionais durante processos eleitorais. Uma ação se destacou. A promotora eleitoral da 5ª Zona Eleitoral do Recife, Luciana Maciel Dantas Figueiredo, recomendou aos pré-candidatos, agentes políticos, dirigentes partidários e eleitores que retirem imediatamente as propagandas eleitorais e se abstenham de realizar qualquer tipo de propaganda semelhante antes do dia 6 de julho de 2012, sob pena de responsabilização.

No interior de Pernambuco esse tipo de situação perdeu o controle e por todos os lados encontramos as mais variadas formas de propaganda. Alguns até perderam completamente a noção e já confeccionaram adesivos com os nomes de pré-candidatos. O Ministério Público precisa agir e coibir essa prática que antecipa o debate eleitoral e promove uma guerra fora de hora entre cabos eleitorais, sejam eles de qualquer tendência política.

Ao ser questionados sobre a eleição do ano que vem, a maioria dos pré-candidatos se nega a falar sobre o tema. No entanto, nenhum deles corta na própria carne e veta esse tipo de veiculação. Tomara que o Ministério Público promova uma campanha e mude essa realidade. Tal situação já ocorreu em anos anteriores e proibiu a antecipação do debate. Falta bom senso aos cabos eleitorais que para demarcar terreno promovem a disputa de quem puxa mais o saco de candidato A ou B.

Esse tipo de propaganda não ajuda a mudar o voto e nem influencia a maioria do eleitorado que só decide mesmo em quem votar próximo ao período eleitoral, quando de fato, começam as campanhas e os candidatos colocam o bloco na rua. Parabéns a promotora Luciana Maciel Dantas Figueiredo e que a decisão dela sirva de exemplo para os demais municípios de Pernambuco.

CONTAS – Já está na Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara de Caruaru o Projeto que faz referência a aprovação de contas da gestão de 2003, quando o deputado estadual Tony Gel era prefeito. A recomendação do Tribunal de Contas é pela aprovação.

CONTAS II – A Câmara deve seguir a recomendação e aprovar as contas do ano de 2003. No entanto, a questão deve gerar mais um debate na Tribuna da Casa, já que recentemente o Ministério da Saúde, questionou quase 14 milhões do Projeto Alvorada, naquele mesmo ano.

TRANQUILO – Tony Gel segue tranquilo e nem cogita uma votação negativa na Câmara. O próprio questionamento do Ministério da Saúde nem foi levando em conta. Do mesmo jeito que apareceu, sumiu e ninguém nem mais comenta.

TÍTULO DE CIDADÃO – Na quarta-feira o líder do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, recebe o Título de Cidadão em Caruaru. A propositura é de autoria do presidente da Casa, vereador Lícius Cavalcanti e deve lotar o plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

POLÊMICA – A comenda foi aprovada na Câmara, mas houve muito debate e discussão sobre o que o líder dos Sem Terra teria feito para receber a homenagem. O título será concedido às 17h e a presença dos vereadores vai mostrar quem apoiou, de fato, a comenda.

NORMANDIA – O maior trunfo de Jayme Amorim em Caruaru foi a organização da Fazenda Normandia. O local é considerado como modelo para os acampamentos de todo o Brasil e realiza debates com pessoas ligadas aos movimentos sociais.

SEM MURIÇOCAS – O diretor do Departamento de Vetores em Caruaru, Ednilson Patriota, garantiu em entrevista ao blog que em 8 dias, a população de Caruaru vai conseguir dormir sossegada, sem o tormento das muriçocas. Então, vamos começar a contagem regressiva para que na próxima segunda, todos possam comemorar o fim dos insetos.

 SANTA LUZIA – Católicos de Caruaru e região reverenciam na manhã de hoje o Dia de Santa Luzia. A partir das 5h os fieis ganham as escadarias do Morro Bom Jesus para prestar homenagens a Santa. Esse ano, o destaque será maior, devido a pacificação do local. A primeira missa será realizada 6h.

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro