10 de julho de 2012 às 01h03min - Por Mário Flávio

Com a desistência do vice-governador João Lyra (PDT) de subir no palanque do prefeito Zé Queiroz (PDT), um fato chamou atenção: será a primeira vez, desde o ano de 1959, quando João Lyra Filho disputou a eleição, que um membro da família Lyra vai ficar de fora de uma coligação da Frente Popular.

Isso representa que a esquerda em Caruaru ganha uma nova conjuntura a partir dessa eleição. As feridas expostas nesse processo de afastamento entre João e Zé, vão demorar muito para serem saradas e com o fim do processo eleitoral, teremos um novo grupo em Caruaru, já que a partir de 2016, haverá segundo turno na cidade.

A esse grupo, comandado pelo vice-governador e pela secretária da Infância e Juventude, Raquel Lyra (PSB), irão se juntar os insatisfeitos, como é o caso dos vereadores Lícius Cavalcanti (PCdoB), que deve anunciar amanhã o rompimento com o prefeito de Caruaru, e Rogério Meneses (PT), afastado faz algum tempo de Zé Queiroz.

Com a divisão, a situação dos vereadores Zé Ailton (PDT), Lula Tôrres (PR) e Bruno Lambreta(PSD) será delicada. Os três terão que tomar uma difícil decisão. Situação semelhante aos secretários André Alexei Lyra, José Pereira, Aparecida Souza e o procurador Osório Chalegre. É mais um capítulo da história política de Caruaru, a ser escrito após o pleito desse ano.

PARABÉNS – A Escola Arnaldo Assunção, em Caruaru, foi considerada a melhor de referência em ensino médio de Pernambuco. Os dados são do levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) e revelam que é possível fazer um bom trabalho numa escola pública.

ASSASSINATO – O homicídio do candidato a prefeito de Belo Jardim, Gerlan de Barros (PTC), deixou a sociedade estarrecida. O crime foi praticado ainda no período vespertino e não se base ainda se foi motivado por questões políticas.

SEM ESTRUTURA – A estrutura da Jusitiça Eleitoral em Caruaru é precária. Para se ter uma ideia. não tem como fiscalizar os possíveis abusos de propaganda eleitoral. O motivo é bem simples, só existem apenas dois funcionários lotados na unidade em Caruaru. A informação foi repassada pelo Juiz da Propaganda, Pierre Souto Maior.

SEM ESTRUTURA II – Essa falta de pessoal atrapalha até na inclusão dos candidatos no DivulgaCand, local no site do TSE no qual o eleitor pode ter acesso aos dados dos candidatos. Segundo os servidores do cartório eleitoral, a falta de pessoal atrasa a inclusão dos dados necessários.

HAJA CANDIDATO – O município de São Caetano é o que registou o maior número de candidatos a prefeito ma região. São seis postulantes que disputam a prefeitura, numa cidade com pouco mais de 40 mil eleitores, com a maioria trabalhando em Caruaru.

CORRERIA – A assessoria do candidato a vereador Gilberto Dora enviou nota ao blog pedindo para explicar a fotografia dele tirada ao lado de Miriam Lacerda e Diogo Cantarelli. O texto diz que o posicionamento político de Gilberto continua o mesmo, o que já dizia a reportagem. Gilberto fez apenas um ato de diplomacia, mas em Caruaru as pessoas ainda não sabem diferenciar as coisas.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro