9 de julho de 2012 às 23h56min - Por Mário Flávio

Foi realizada hoje a 8ª Reunião Ordinária do Comitê Integrado de Enfretamento da Estiagem. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária e presidente do Comitê, Ranilson Ramos, anunciou que o PAA Especial, para a aquisição de 128 mil caprinos e ovinos de 28 mil produtores dos municípios afetados pela estiagem, começa a ser operacionalizado esta semana.

Os primeiros 10 milhões dos 30 milhões que serão investidos na ação já foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Nesta terça-feira (10), o secretário se reúne com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, para tratar da logística para a contratação dos abatedouros, compra da carne e distribuição com a entidades cadastradas pelo MDS que recebem os produtos da compra direta.

Também será programada uma visita ao abatedouro de Igarassu, cuja capacidade de abate é de 1 mil animais por dia. Com as visitas que Ranilson Ramos e a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuárua (Adagro), Erivânia Camelo, realizaram na sexta-feira passada, para verificar a capacidade de abate da carne de caprinos e ovinos a ser adquirida, o abatedouro de Parnamirim foi considerado apto para a operar para o programa, podendo abater até 150 animais/dia.

Poderão participar do PAA Especial criadores familiares que tenham até 50 animais, podendo vender até 20 cabeças. A Conab pagará R$ 6,65 pelo quilo do animal vivo, valor 50% acima do preço de mercado. “O propósito da medida é regularizar o preço de mercado da carne de caprino e ovino que sofre baixa em decorrência da estiagem e assegurar a manutenção dos rebanhos remanescentes dos pequenos criadores”, salientou Ranilson Ramos.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro