Coluna da quarta: Zé Queiroz completa três anos sem derrota na Câmara

Mário Flávio - 28.12.2011 às 01:41h

Após duas horas de intenso debate, os vereadores de Caruaru aprovaram por unanimidade os dois últimos Projetos de Lei, enviados pelo Chefe do Executivo. Os corredores da Câmara e a sala das Comissões serviram para que todo tipo de especulação fosse criada. Eram três grupos reunidos: situação, com nove vereadores; oposição, com três; e os independentes, também com três.

Após as 22h, a Sessão teve início e o clima tenso, que existia nos corredores da Casa, foi quebrado após o voto do Dr. Demóstenes (PSD), que deu sim ao Projeto, que cria vagas para concurso público em 2012. Os outros dissidentes seguiram o pacto e também votaram favoráveis. A grande surpresa foi a votação dos três vereadores da oposição. Mesmo com muita chiadeira sobre a remuneração dos futuros servidores, os votos de Val (DEM), Louro do Juá (DEM) e Diogo Cantarelli (PSDB) foram a favor.

Esse resultado apresenta algumas nuances. A primeira delas é que o prefeito Zé Queiroz segue com prestígio na Câmara e por mais que os vereadores usem a Tribuna e critiquem o Executivo, o prefeito segue com a marca de três anos sem derrotas na Câmara. Alguns afirmam que a eleição de Lícius foi um revés,  mas como o próprio Lícius e Queiroz afirmam, ambos são da Frente Popular, então… Outra situação diz respeito a postura dos vereadores, que não votam mais os projetos de todo jeito.

Um exemplo disso, foi o projeto que atualiza o Código Tributário do Município. Segundo o presidente da Comissão de Leis da Câmara, Rogério Meneses (PT), graças ao trabalho da Comissão, alguns itens foram retirados e segundo o petista, com a saída dos artigos, a população de Caruaru foi beneficiada.

O ano não poderia terminar melhor para o prefeito de Caruaru. Bons números na pesquisa de avaliação de governo, em alta com o governador Eduardo Campos, anúncio de verba no valor de 15 milhões de reais para obras de drenagem e a possível paz selada com o governador em exercício, João Lyra. Mas sem dúvidas, o maior presente na semana de aniversário de 70 anos do prefeito Zé Queiroz, veio da Câmara Municipal.

RECESSO – Com a votação dos Projetos, o ano finalmente foi encerrado na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A Casa entra em recesso das reuniões ordinárias, que só voltam a acontecer no dia 02 de fevereiro.

CARUARU 30 ANOS – Nessa quarta (28) será realizado em Caruaru o Seminário “Caruaru 2030 – Um novo Modelo de Desenvolvimento”. A ideia do prefeito é debater o futuro da cidade, com diversas entidades.

FUTURO – O Programa é uma espécie de Orçamento Participativo, que foi amplamente divulgado na campanha de 2008, mas ainda não saiu do papel. Mais de 200 entidades foram convidadas.

VERBA – O deputado federal Wolney Queiroz usou o twitter para comemorar a liberação de 15 milhões de reais para serem investidos nos canais da cidade. Os recursos serão utilizados para drenagem.

VERBA II – Os canais escolhidos para a execução da obra são: Mocós, Salgado e Santa Rosa. A obra beneficia milhares de pessoas e ajuda ao meio ambiente.

PESQUISA – O resultado da pesquisa Ibope encomendada pela TV Clube e divulgada ontem a noite deixou o PT de Pernambuco em alerta. Só com João Paulo, o partido teria a reeleição garantida.

PESQUISA II – Se o candidato for mesmo João da Costa, o PT pode ter dificuldade numa eleição contra Mendonça Filho, que ficou apenas 7 pontos numa simulação direta, contra o chefe do Executivo do Recife.

PESQUISA III – Pelo resultado, o eleitor do Recife revela que não vai cobrar de João Paulo a indicação de João da Costa. O que a população quer mesmo é João Paulo de volta. Uma verdadeira dor de cabeça para os petistas e o governador Eduardo Campos.