28 de dezembro de 2011 às 01h41min - Por Mário Flávio

Após duas horas de intenso debate, os vereadores de Caruaru aprovaram por unanimidade os dois últimos Projetos de Lei, enviados pelo Chefe do Executivo. Os corredores da Câmara e a sala das Comissões serviram para que todo tipo de especulação fosse criada. Eram três grupos reunidos: situação, com nove vereadores; oposição, com três; e os independentes, também com três.

Após as 22h, a Sessão teve início e o clima tenso, que existia nos corredores da Casa, foi quebrado após o voto do Dr. Demóstenes (PSD), que deu sim ao Projeto, que cria vagas para concurso público em 2012. Os outros dissidentes seguiram o pacto e também votaram favoráveis. A grande surpresa foi a votação dos três vereadores da oposição. Mesmo com muita chiadeira sobre a remuneração dos futuros servidores, os votos de Val (DEM), Louro do Juá (DEM) e Diogo Cantarelli (PSDB) foram a favor.

Esse resultado apresenta algumas nuances. A primeira delas é que o prefeito Zé Queiroz segue com prestígio na Câmara e por mais que os vereadores usem a Tribuna e critiquem o Executivo, o prefeito segue com a marca de três anos sem derrotas na Câmara. Alguns afirmam que a eleição de Lícius foi um revés,  mas como o próprio Lícius e Queiroz afirmam, ambos são da Frente Popular, então… Outra situação diz respeito a postura dos vereadores, que não votam mais os projetos de todo jeito.

Um exemplo disso, foi o projeto que atualiza o Código Tributário do Município. Segundo o presidente da Comissão de Leis da Câmara, Rogério Meneses (PT), graças ao trabalho da Comissão, alguns itens foram retirados e segundo o petista, com a saída dos artigos, a população de Caruaru foi beneficiada.

O ano não poderia terminar melhor para o prefeito de Caruaru. Bons números na pesquisa de avaliação de governo, em alta com o governador Eduardo Campos, anúncio de verba no valor de 15 milhões de reais para obras de drenagem e a possível paz selada com o governador em exercício, João Lyra. Mas sem dúvidas, o maior presente na semana de aniversário de 70 anos do prefeito Zé Queiroz, veio da Câmara Municipal.

RECESSO – Com a votação dos Projetos, o ano finalmente foi encerrado na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A Casa entra em recesso das reuniões ordinárias, que só voltam a acontecer no dia 02 de fevereiro.

CARUARU 30 ANOS – Nessa quarta (28) será realizado em Caruaru o Seminário “Caruaru 2030 – Um novo Modelo de Desenvolvimento”. A ideia do prefeito é debater o futuro da cidade, com diversas entidades.

FUTURO – O Programa é uma espécie de Orçamento Participativo, que foi amplamente divulgado na campanha de 2008, mas ainda não saiu do papel. Mais de 200 entidades foram convidadas.

VERBA – O deputado federal Wolney Queiroz usou o twitter para comemorar a liberação de 15 milhões de reais para serem investidos nos canais da cidade. Os recursos serão utilizados para drenagem.

VERBA II – Os canais escolhidos para a execução da obra são: Mocós, Salgado e Santa Rosa. A obra beneficia milhares de pessoas e ajuda ao meio ambiente.

PESQUISA – O resultado da pesquisa Ibope encomendada pela TV Clube e divulgada ontem a noite deixou o PT de Pernambuco em alerta. Só com João Paulo, o partido teria a reeleição garantida.

PESQUISA II – Se o candidato for mesmo João da Costa, o PT pode ter dificuldade numa eleição contra Mendonça Filho, que ficou apenas 7 pontos numa simulação direta, contra o chefe do Executivo do Recife.

PESQUISA III – Pelo resultado, o eleitor do Recife revela que não vai cobrar de João Paulo a indicação de João da Costa. O que a população quer mesmo é João Paulo de volta. Uma verdadeira dor de cabeça para os petistas e o governador Eduardo Campos.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro