20 de agosto de 2013 às 06h55min - Por Mário Flávio

Nesta terça (20) Caruaru receberá pela primeira vez o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), que é um meio de cobertura específica para ações no caso de desastres naturais. Este ano 821 município foram selecionados pelo Governo Federal para receber esse benefício que proporciona mais agilidade, controle e transparência dos gastos à Administração Pública.

A Solenidade acontecerá, às 11h, no Complexo Administrativo, situado na avenida Rio Branco, nº 315, Centro e contará com as presenças do prefeito Zé Queiroz (PDT); do secretário da Destra, Cel. José Carlos; do coordenador de Defesa Civil, Sirone Rodrigues; do superintendente regional do Banco do Brasil, Digerman Timótio; do gerente geral, Augusto Chabloz; e do gerente de relacionamento Nilton Luiz.

O Cartão de Pagamento de Defesa Civil é destinado ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, definidas no Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, promovidas por governos estaduais, do DF e municipais. O cartão deve ser usado exclusivamente em situações de emergência ou Estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

“No caso de emergências o município tinha que arcar com as despesas para em seguida mandarmos relatório para o Ministério da Integração Nacional pedindo ressarcimento. Isso levava cerca de três ou quatro meses. Com o cartão as coisas mudam. Agora, no caso de emergências avisaremos ao Governo Federal que deverá liberar verba em um semana”, explicou Sirone Rodrigues.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro