10 de julho de 2012 às 11h30min - Por Mário Flávio

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), leva de 09 a 13 de julho, ao Agreste Setentrional, as Semanas de Direitos Humanos. Esta é a quinta região do Estado a receber as atividades, após passar pelo Agreste Meridional, Sertão do Moxotó, Pajeú e Agreste Central respectivamente. A iniciativa é pautada na divulgação do Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III) e atualização da estrutura do plano estadual.

Estão inseridas na programação a realização de palestras, oficinas, visitas de sensibilização e apresentação dos programas vinculados à SEJUDH. Para Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, as semanas propõem a articulação em âmbito regional das discussões, atuando junto aos municípios, atendendo e cumprindo de fato o papel do Estado.

“Queremos com estas ações ir de encontro ao servidor, ao militante, ao usuário. Temos clara a concepção de reparo, de procurarmos uma maior efetividade em nossas ações, não somente na RMR. Nosso objetivo é ampliar o alcance dos nossos serviços, partir para o interior formando e capacitando nossos parceiros no atendimento ao cidadão”, destacou.

As atividades serão realizadas ao longo da semana em variados âmbitos sociais, com atividades desenvolvidas junto a conselhos de idosos; agentes de defesa social; juventude; movimento LGBT; povos tradicionais; polícias e órgãos de segurança; conselhos tutelares; prefeituras; câmaras municipais e momentos com a sociedade civil.

As semanas iniciaram no mês de Abril e vão até Setembro de 2012 nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, que são: Agreste Meridional; Sertão do Pajeú; Sertão do Moxotó; Agreste Central; Agreste Setentrional; Sertão do São Francisco; Sertão do Araripe; Sertão de Itaparica; Sertão Central; Mata Sul; Mata Norte e finalizando a programação com o seminário em Recife. Serão mais de 100 ações em todo o Estado, totalizando 60 municípios contemplados.

A iniciativa visa desenvolver atividades de fortalecimento dos Direitos, interiorizar e integrar as ações da secretaria, reforçar as bases com as redes parceiras, estimulando o debate com a sociedade civil.

Seminário Regional

Ao final de cada semana de atividades é realizado o seminário Intitulado Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III). A proposta para 2012 é focar o PNDH III para estabelecer debate com a sociedade civil e representantes de órgãos estatais locais para fortalecer e estimular a defesa dos Direitos Humanos nas Regiões de Desenvolvimento e preparar este público para a próxima conferência Estadual.

O próximo seminário ocorrerá no dia 13 de julho, das 08h às 17h, na Escola Técnica de Limoeiro. Ao todo serão 12 seminários culminando em setembro no Recife.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro