10 de julho de 2012 às 12h00min - Por Mário Flávio

De acordo com levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), para quase 98% dos empresários/gerentes, o Festival de Inverno de Garanhuns é o evento que mais atrai turistas para a cidade, seguido pelo Festival de Jazz e a Festa da Mãe Rainha. Em 2012, o Festival deverá ser responsável por cerca de 14% do faturamento anual do comércio e serviços, que na pesquisa contemplam o setores de hospedagem e gastronomia.

Outro ponto importante sobre a relevância do FIG para o município é que os turistas representam um terço do faturamento total da festa. Quando se consideram os serviços de hospedagem, que nessa pesquisa inclui hotéis/pousadas, junto com a gastronomia, que inclui restaurantes/pizzarias e lanchonetes/bares, praticamente dois terços da receita provem do turismo.

Os empresários e gerentes estão otimistas em relação ao FIG 2012, que deverá continuar crescendo para quase 47% dos entrevistados, contra 23% que admitem um faturamento menor que no ano passado. No entanto, o Festival é visto em crescimento por 60% das empresas prestadoras de serviços com somente 14% delas admitindo decrescimento.

Segundo cálculos da Fecomércio-PE, com base em um levantamento junto a 401 empresas na última semana de junho, a estimativa de crescimento esperado no FIG 2012 para as empresas do comércio é de 4,5% em relação ao FIG anterior e quando considerado apenas os serviços o percentual sobe para quase 15%. Quando se tomam comércio e serviços em conjunto a previsão de aumento no faturamento é de cerca de 6%.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro