
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, foi eleito presidente do Conselho de Campeões da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. A eleição ocorreu nesta terça-feira, 11 de fevereiro, na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), em Roma, Itália, durante a primeira reunião do Conselho.
A reunião formalizou a composição do grupo e instaurou as presidências e vice-presidências, além de aprovar as regras de funcionamento. O ministro Wellington Dias terá a missão de promover um debate estratégico entre os países e órgãos membros sobre ações imediatas a serem tomadas para criar melhores condições de funcionamento da Aliança.
“O foco é no país, implementando programas dentro de seu plano, escolhidos na cesta de políticas públicas da Aliança. O papel principal dos Campeões da Aliança Global será impulsionar países, instituições e organizações a manter o compromisso e a implementação das metas estabelecidas pela Aliança Global”, destacou o ministro.
Ele também destacou que ações brasileiras como o Cadastro Único e o Bolsa Família servirão de exemplo para outros países. Para o representante brasileiro, a criação do Conselho de Campeões representa um marco importante na operacionalização da Aliança, reunindo líderes globais para impulsionar parcerias concretas e ações orientadas para resultados.
Em seu discurso, o ministro explicou que uma equipe multidisciplinar (“Mecanismo de Apoio”) irá trabalhar com funcionários em Roma, Brasília, Washington DC, Adis Abeba (Etiópia) e Bangkok (Tailândia) para facilitar o desenvolvimento de parcerias específicas para cada país que demandar apoio.