Em Caruaru, Zé Queiroz respondeu reivindicações de manifestantes e garantiu Conferência de Transporte para agosto

Mário Flávio - 05.07.2013 às 12:00h
Zé Queiroz e manifestantes

Durante a reunião com manifestantes do Movimento “Não é só pelos Centavos” e o prefeito de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), a primeira pergunta respondida pelo prefeito foi a respeito de melhorias para o sistema de transporte público de Caruaru e o veto ao reajuste tarifário na cidade, um dos pontos que mais impulsionaram as mobilizações em Caruaru. A reunião começou às 10h, com transmissão ao vivo via web e contou coma  participação dos manifestantes Marcelo Macedo, Antônio Vasconcelos, Ayslan Melo, Sérgio Rêgo, Gustavo Silva e Erik Maxwell.

O prefeito garantiu aos manifestantes que será realizada, em agosto, uma Conferência Municipal de Transporte e Trânsito, para debater a remodelação do COMUT e um novo projeto de atualização do Sistema de Transporte Público em Caruaru. “Eu quis mostrar a vocês que nós nos antecipamos a essas reivindicações, para esclarecer que as medidas não nascem apenas a partir das manifestações. Nós anunciamos a Conferência Municipal de Transporte e Trânsito, ainda em agosto, que incluirá, aliás, uma remodelação do COMUT, pois prevemos uma estrutura paritária, para ampliar a representatividade do órgão. Não me interessa dois representantes da prefeitura no COMUT, apenas o presidente”, destacou. O prefeito também reforçou que vai buscar agilizar a implantação do bilhete eletrônico.

Além desse ponto, Queiroz garantiu que não há obras inacabadas na cidade, mas em conclusão. “Obras inacabadas nós não temos, temos obras em andamento: o projeto de mobilidade, a conclusão da UPA, a recuperação de ruas e a implantação de novas creches”, explicou Zé Queiroz. Já sobre transparência de dados, o prefeito ressaltou que os manifestantes podem ter acesso aos gastos e recursos municipais no portal da Transparência e com amparos do Diário Oficial, Lei de Acesso à Informação e Lei da Ficha Limpa”, completou.

Já sobre a valorização dos professores, o prefeito ressaltou que a atualização do PCC e a adequação ao piso nacional dos professores garante a valorização da categoria, apesar das críticas dos professores e do Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru. “O piso nacional tem o valor de R$ 1.567 , estamos pagando R$ 2.114, desde janeiro de 2009 que pagamos acima do piso. A discussão sobre o pagamento do piso já foi superada. Quanto ao PCC, já atendemos mais de 30 itens que eles pediram, a nossa mesa de negociação sentou e acolheu a eles, mas só porque nós não queríamos discutir sobre o piso, já que pagamos acima do nacional, eles rasgaram o pactuado e fizeram isso publicamente, abandonaram o aperfeiçoamento que eles pretendiam sobre o PCC”, acrescentou.

Já sobre a reivindicação de Transporte livre a idosos acima de 60 anos, Zé Queiroz explicou que a constituição federal determina o transporte a partir de 65 anos, embora a lei municipal coloque o limite de 60 anos. “Acredito que vocês deveriam encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta para mudar essa limitação”, completou. Ao final da reunião, Queiroz ainda frisou as seguintes propostas: Mudança no COMUT, implantação do bilhete eletrônico e ouvidoria geral até dezembro, revitalização do terminal de ônibus do Centro da cidade, parceria entre prefeitura e entidades para centralizacão do apoio à abertura de miro-empresas e fórum de acompanhamento formado pelo movimento social.