Rebelião na Funase de Caruaru e dois adolescentes mortos

Mário Flávio - 08.02.2013 às 18:54h

Começou no final da tarde desta sexta (08) uma rebelião na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru. De acordo com as primeiras informações repassadas por agentes socioeducativos que se encontram no local, dois adolescentes teriam sido assassinados. Para conter a rebelião policiais do Grupo de Ações Táticas Itinerante (Gati) e da patrulha rural da Polícia Militar foram acionados.

As primeiras informações dão conta de que o tumulto ficou fora de controle no CASE, setor da unidade em que os reeducandos ficam internos, cumprindo medidas socioeducativas. Ainda não há confirmação, mas isso pode estar diretamente relacionado às informações de superlotação e reclamações de estrutura precária.

É a primeira crise enfrentada pelo novo secretário da Infância e Juventude de Pernambuco, Pedro Eurico, que substitui Raquel Lyra no comando da Pasta. Ainda não se sabe os motivos da rebelião, mas a unidade de Caruaru é uma das mais problemáticas do estado e é tido pelos agentes como um barril de pólvora.  A unidade divide-se em CASE e CENIP, que é o Centro de Internação Provisória, o qual não teria sido afetado pela rebelião. Em instantes, mais detalhes sobre a situação.