6 de dezembro de 2020 às 08h59min - Por Mário Flávio

Da CNN

A votação na capital do Amapá foi adiada diante do apagão que atingiu o estado no último mês. No dia 3 de novembro, a destruição de transformadores de uma subestação de energia provocou um apagão, que se estendeu por vários dias.

A previsão inicial era que a votação acontecesse apenas no outro final de semana, no dia 13. A definição do dia 6 de dezembro foi feita após o pedido dos candidatos, que temiam pela baixa adesão em um eventual segundo turno, que necessita de ao menos duas semanas.

Para evitar que essa segunda votação ocorresse muito perto das festas de final de ano, a opção pelo dia 6 possibilitou que o segundo turno, caso seja necessário, aconteça em 20 de dezembro.

Números

A cidade de Macapá tem 292.718 eleitores aptos a votar. São dez candidatos a prefeito e vice-prefeito e 528 pessoas registradas para concorrerem às 23 vagas de vereador na capital amapaense.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte do eleitorado de Macapá é mulher (52,5%) e está na faixa etária dos 35 aos 54 anos, tem ensino médio completo (30,6%) e é solteiro (76,8%).

De acordo com o TSE, os cuidados sanitários que serão adotados em Macapá são os mesmos que foram utilizados nos dois turnos das demais cidades brasileiras. A votação será das 7h às 17h, com um horário preferencial, até as 10h, para a votação dos idosos, grupo de risco para a Covid-19.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro