7 de novembro de 2012 às 09h22min - Por Mário Flávio

Em paralelo às trocas de farpas na Câmara de Caruaru dessa terça-feira (06), segundo os vereadores, está mais perto de entrar em votação o projeto de criação do Conselho Municipal do Orçamento Participativo em Caruaru, o que faltaria ainda é uma análise mais aprofundada da implantação do OP em outros municípios, pelo que apontam os vereadores da Comissão de Legislação e Redação de Leis, Rogério Meneses (PT), Diogo Cantarelli (PSDB) e Bruno Lambreta (PSD). Tanto que eles planejam visitar a Câmara Municipal de Recife e um encontro com coordenadores do Conselho Municipal do OP da cidade, na próxima terça-feira (13), para conhecer melhor o processo de implantação do projeto.

Saiba mais sobre o Orçamento Participativo em Caruaru clicando aqui

Conheça o Orçamento Participativo de Recife clicando aqui

Para isso, eles precisam de uma autorização do presidente da Casa, Lícius Cavalcanti (PCdoB). “Estamos aqui com o projeto para criação da Conselho do Orçamento Participativo, na comissão, os vereadores Bruno e Diogo acharam por bem que nós viajemos a Recife para conversar com o secretário do Orçamento Participativo, com os vereadores, com os conselheiros, a fim de que tenhamos uma melhor clareza principalmente de como funciona a eleição do Conselho do OP, já que Recife é uma das maiores referências no país no que se refere ao Orçamento Participativo. Por isso estamos esperando a autorização do presidente Lícius para que possamos viajar à capital”, explicou Rogério Meneses (PT).

Ainda na plenária, foi sugerido que ficasse aberta a todos os vereadores a possibilidade de ir à capital nessa visita e, por sugestão do vereador Dr. Demóstenes (PSD), foi ainda levantada a opção de que os novos vereadores eleitos este ano também pudessem participar da viagem. “Seria importante que os novos vereadores pudessem participar, já que eles vão acompanhar todo o processo de implantação do Orçamento Participativo a partir de 2013”, opinou Demóstenes.

Para a bancada da oposição, que se mostrou resistente à forma como o Orçamento Participativo vem sendo discutido na Capital do Agreste, a ideia de visitar Recife é oportuna, como explica o vereador Val (DEM): “Eu acho interessante, tudo que é para melhorar e buscar mais conhecimento para que tudo seja aprovado da melhor maneira possível, eu acho interessante”.

CICLO DO OP EM CARUARU

Em paralelo à movimentação dos vereadores, de janeiro a setembro deste ano a prefeitura municipal realizou reuniões sobre o método a ser adotado no Orçamento Participativo da cidade, credenciamento de ações e de delegados, plenárias regionais e temáticas, instalação de fóruns de delegados credenciados e desenvolvimento e envio da matriz orçamentária do OP. Nos últimos meses do ano, a prefeitura ficará acompanhando a tramitação do projeto do Conselho do Orçamento na Câmara Municipal e há a previsão para que em dezembro seja deliberado o plano de investimento nos fóruns regionais.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro