Aos poucos a estrutura de funcionamento do Parlamento Jovem de Caruaru (PJC) começa a se organizar. Na reunião realizada à tarde nessa quarta-feira (21), na sede do Sindloja, os parlamentares jovens aprovaram alterações para o regimento interno da entidade, que passarão a ser válidas a partir de 2013. O que foi definido é que a partir do próximo ano o mandato os mandatos dos jovens vereadores terão duração de 2 anos, sem possibilidade de reeleição e que o mandato dos atuais parlamentares jovens se estenderá até dezembro de 2013.
Nesse primeiro ano de atuação dos jovens vereadores, a legislatura deles ficou estabelecida com uma duração de 1 ano, que se encerraria em maio de 2013. Para o presidente do PJ, Paulo Tôrres (PTN), as alterações referentes ao mandato foram necessárias porque a atual estrutura do regimento não era claro em alguns pontos e precisava ser melhor reformulado. “Não houve diálogo com movimentos de juventude para a elaboração do regimento, por isso alguns pontos do documento são vagos e precisam ser melhorados. No caso do mandato, é mais viável ampliar a duração do mandato, já que dessa forma teremos como desenvolver melhor nossos trabalhos e para que haja um alinhamento com a duração dos mandatos dos vereadores na Câmara Municipal, porque cada legislatura do Parlamento se encerrerá justamente durante a mudança de mesa diretora da Câmara”, explicou.
Os parlamentares acreditam que se manterá a rotatividade na participação de juventudes, porque depois de dois anos, o mesmo vereador jovem não poderá ser reeleito, e as entidades representativas deverão escolher novos ocupantes para as vagas no PJC. Além disso, um parlamentar jovem também não poderá tentar se eleger novamente representando outra entidade. Já no caso específico do mandato dos atuais parlamentares, a justificativa é que eles não tiveram como desenvolver muitas atividades devido aos contratempos durante o período eleitoral e às próprias dificuldades de comunicação com a presidência da câmara e Comissão de Políticas Públicas para Juventude.
No entanto, a partir de 2013, os parlamentares prometem lutar para atrair a atenção de mais jovens para a discussão política, pois eles também vão acrescentar ao regimento a realização de uma reunião itinerante por mês, em pontos de encontro com juventudes, como escolas e sedes de movimentos de juventude. “Nós precisamos mostrar que as ações do Parlamento não se restringem apenas às reuniões que fazemos durante o mês e manter um diálogo mais aberto com os jovens, para discutir e fiscalizar a implantação de políticas públicas para a juventude”, complementou o vereador jovem Carlos André (PSC). Assim como as demais proposituras apresentadas pelos jovens parlamentares, essas alterações do regimento do PJ ainda precisarão passar por análise da Comissão de Políticas Públicas para Juventude, formada por Diogo Cantarelli (PSDB), Edmilson do Salgado (PCdoB) e Lula Tôrres (PR), embora até agora os jovens vereadores lembrem que não houve retorno sobre nenhum dos documentos elaborados no parlamento. A próxima reunião ordinária do parlamento será no dia 19 de dezembro, mas antes, no dia 03, eles terão uma reunião interna com o procurador da Câmara, José Américo, para esclarecimentos sobre o jurídico da Casa.