23 de dezembro de 2011 às 10h47min - Por Mário Flávio

Nessa quinta-feira (22), uma nova pesquisa, encomendada pelo Instituto Cipec, do argentino Diego Brandy, que dá assessoria para o PSB desde a primeira campanha de Eduardo Campos, apontou uma taxa de aprovação de 61% ao governo municipal do prefeito Zé Queiroz. E mais uma vez esses dados de aprovação geram discussão entre os vereadores do município, que questionam qual pesquisa está realmente certa, tendo em vista que oposoção comemorava no início de dezembro a rejeição numa taxa de 60% na avaliação do governo municipal, por meio de informações de uma suposta pesquisa interna, que também teria sido encomendada pelo governo do estado.

O mote da discussão é esclarecer: qual a pesquisa correta, ou como pesquisas internas podem divergir tanto em seus resultados em pouco tempo? Para o vereador Adolfo José (PSD), a credibilidade das pesquisas encomendadas pelo governo estadual está no fato de que o governador Eduardo Campos deseja avaliar o desenvolvimento dos governos municipais em Pernambuco. “Essas pesquisas não são encomendadas pelo prefeito, mas pelo governo do Estado, a fim de avaliar como os governos dos municípios têm sido avaliados pela população. Nessas pesquisas, tem sido identificado um aumento na popularidade e na aprovação do prefeito José Queiroz, e isso significa que está sendo feito um trabalho positivo”, disse o líder o governo na Câmara.

No entanto, a oposição caruaruense finca o pé nas críticas de que o prefeito é mal avaliado pela população. “Acreditar nessa pesquisa é acreditar em Papai Noel. Uma pesquisa realizada por um instituto contratado pelo governo do estado, e que não é conhecido em nível nacional, não quero tirar a credibilidade dessa empresa, mas parece existir algo de tendencioso nessa aprovação, tendo em vista que há poucos meses o prefeito tinha mais de 60% de reprovação do governo”, argumentou o vereador Diogo Cantarelli, indagado sobre os resultados da pesquisa do Cipec. O tucano afirmou ainda ser difícil um governo conseguir um nível de aprovação tão grande, depois de tantos escândalos recentes, dando como exemplo o caso de desvio de leite de merenda escolar para o município de Altinho.

Essa é a segunda rodada de pesquisa divulgada em dezembro, que mostra a evolução do prefeito Zé Queiroz. No início do mês, o mesmo instituto mostrou que 52% aprovavam o governo.

Enquanto Adolfo cita credibilidade de pesquisa, Diogo mantém críticas pesadas

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro